Detran MG – Simulado, IPVA e Multas do Detran MG

links patrocinados

Detran MG - Simulado, IPVA e Multas do Detran MG

Detran MG – Simulado, IPVA e Multas do Detran MG

O Dep. de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) é o órgão responsável pela regulamentação, planejamento e execuções de qualquer situação relacionada com o trânsito no Estado. Eles têm como missão a garantia de um trânsito seguro, através de medidas socioeducativas de prevenção de acidentes, o controle dos registros dos veículos e a autorização para tornar apto um cidadão a dirigir.

O Detran/MG oferece para a população os serviços de: DPVAT, consulta da situação do veículo, multas, transferência de veículos, consulta de pontuação, emissão de 2ª via e renovação da Carteira de Habilitação, licenciamento do veículo, leilão de veículos, transformação de veículos, dentre outros serviços.

Todas as informações sobre os serviços prestados podem ser vistas no site do órgão.

Tirar a primeira habilitação no Detran/MG

Simulados Detran MG

As pessoas, interessadas em ter habilitação para dirigir, devem procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC), popularmente conhecidos como autoescola. Para isso, precisam ter 18 anos completos, alfabetizados, possuir RG e CPF.
Todas as pessoas precisam passar nos testes físicos, para avaliar as condições do possível motorista, além de um teste psicotécnico. Somente assim, podem dar início as aulas de teoria e legislação.

Para os candidatos à primeira habilitação, alguns sites na internet oferecem a oportunidade de realizar simulados de questões do DETRAN, como um auxílio para realizar a prova.

IPVA Detran MG

Quando aprovado na prova teórica, o candidato passa para a fase prática e, assim, consegue a sua permissão provisória para dirigir.

Para verificar prazos e taxas cobradas pelo Detran/MG, procure uma CFC próxima à sua residência ou os postos de Detran de sua cidade.

IPVA – Detran/MG

Nenhum brasileiro que possui automóvel está livre de pagar imposto, o famoso Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em Minas Gerais não é diferente. Todos os cidadãos, com carros, contribuem com o pagamento deste imposto.

Os pagamentos são divididos em parcelas e começam a ser distribuídos, geralmente, no início de cada ano. Os valores podem variar de acordo com o Estado e os pagamentos, realizados à vista, recebem desconto no valor total.
O valor do imposto é utilizado para a melhoria das vias públicas e rodovias do país.

Infrações – Detran/MG

Detran MG online

Todo motorista que dirigi em vias públicas deve seguir a Código de Trânsito Brasileiro. Aqueles que infringirem a Lei estarão sujeitos a multas e pontos na carteira.

As infrações são divididas em quatro categorias, de acordo com a gravidade do ato cometido. São elas: Infração gravíssima, por exemplo, dirigir com habilitação cassada – multa de 957,00 reais e apreensão do veículo; Infração grave, por exemplo, desobedecer às ordens das autoridades de trânsito – multa de 127,00 reais e cinco pontos na carteira; Infração média, por exemplo, parar o veículo na faixa de pedestres – multa de 85,00 reais e quatro pontos na carteira; e Infração leve, por exemplo, buzinar em locais e horários proibidos – multa de 53,00 reais e três pontos na carteira.

Os motoristas, que forem multados tem o direito de entrar com recurso perante o Detran apresentando a sua defesa. Neste caso, o processo será avaliado.

Para um motorista perder a sua carteira de habilitação ele precisa alcançar 20 pontos na carteira. Por isso, seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro é extremamente importante, pois assim, evita-se transtorno.

Habilitacao Detran MG Departamento de Transito de Minas Gerais

Pesquisar
Artigos Relacionados