Desmatamento da Amazônia – causas e soluções para o desmatamento

Desmatamento da Amazônia

Desmatamento na Amazônia

A Amazônia é uma importante floresta tropical que cobre parte do continente da América do Sul, atingindo o território de países como Guiana Francesa, Peru, Colômbia, Suriname, Equador, Guiana, Venezuela, Bolívia e, principalmente, o Brasil – que conta com maior área coberta. A quantidade total da Amazônia ultrapassa os cinco milhões e meio de quilômetros quadrados, sendo que sessenta por cento disso está localizado no Brasil. É um dos maiores ecossistemas do mundo, contando com uma variedade de seres vivos tanto na fauna quanto na flora, além de ser fonte de sais minerais e matérias primas para diferentes atividades.

A única parte relativamente negativa da Floresta Amazônica é o seu solo, que é extremamente pobre em nutrientes, mas o que está de acordo com o ecossistema em questão e as vegetações já estão acostumadas. Isso ocorre por causa do clima, que é extremamente úmido e chove várias vezes ao dia, além da plantas que são tão altas e com copas volumosas que impedem a chegada direta da luz do sol ao solo. Mesmo nessas condições, a Amazônia é rica em biodiversidade, principalmente na questão da flora, que atrai pesquisadores e cientistas de todo o mundo para retirarem amostras e realizarem experimentos para a fabricação de remédios e afins.

O desmatamento da Amazônia vem sendo um tema polêmico e de bastante debate, seja na mídia tradicional, nas redes sociais e mesmo na academia. Basicamente, o problema envolve grandes empresas (às vezes até mesmo multinacionais estrangeiras) que pagam enormes quantias de dinheiro para diferentes autoridades quebrarem a lei. Isso ocorre em diferentes áreas de exploração da Amazônia, como é o caso das madeiras de lei (mogno, pau Brasil, etc.), o tráfico ilegal de animais, a queda (desmatamento) de árvores para uso da área – plantações, pastos, etc.

Mais informações

Até os anos sessenta, o acesso ao interior da Floresta Amazônica era bastante limitado, pois ninguém realmente tinha coragem ou os equipamentos e conhecimentos necessários para arriscar enfrentar sozinho (ou em grupo) as dificuldades da natureza selvagem. Aos poucos, o homem foi arranjando diferentes formas para explorar, principalmente construindo estradas de trem que ligam uma área à outra, além de possibilitar o contato entre essas regiões, não mais tão afastadas. Com isso, uma das principais razões para o desmatamento da Amazônia se tornou o uso dessas terras para a plantação de soja – fazendo do Brasil o segundo maior produtor mundial, tanto para alimentos como para o biodiesel e aumentando o interesse de grandes fazendeiros em usar cada vez mais quilômetros da região.

A solução que traria um resultado em um prazo quase que imediato seria a fiscalização mais rígida por parte dos governos federais e estaduais, bem como os municipais (embora estes estejam mais sujeitos à politicagens e coronelismos). Além disso, leis e multas que abranjam tanto os pequenos quanto os internacionais (fazendo da justiça realmente igualitária) é uma boa forma de evitar que o desmatamento seja realizado tanto por brasileiros quanto por estrangeiros. Outras ações prejudiciais, como a construção de casas populares deve ser completamente extinguida nessa área.

Fotos

Confira Fotos do Desmatamento da Amazônia – causas e soluções para o desmatamento:

Desmatamento da AmazôniaDesmatamento da Amazônia
O desmatamento vem sendo um tema polêmico e de bastante debateO desmatamento vem sendo um tema polêmico e de bastante debate
A Amazônia concentra um dos maiores ecossistemas do mundoA Amazônia concentra um dos maiores ecossistemas do mundo

GD Star Rating
loading...
Desmatamento da Amazônia - causas e soluções para o desmatamento, Nota: 4.2 de 5 com 155 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados