Depósito Identificado: o que é e como fazer

links patrocinados

Depósito Identificado: o que é e como fazer

O que é um deposito identificado

Toda vez que você vai fazer um depósito numa conta corrente ou poupança que não seja a sua, você o faz somente digitando número da conta e agência da pessoa ou empresa. Em geral, após digitar estes dados no caixa eletrônico ou dizê-los para o atendente na boca do caixa, o nome do favorecido aparece na tela.

No caso do depósito identificado, além destes dados é possível que a pessoa que está fazendo o procedimento seja identificada também. Isso é possível graças a um número que o depositante fornece na hora do depósito para que seja identificado pelo favorecido em seu extrato.

Como fazer depósito identificado

Depósito Identificado: o que é e como fazer Depósito Identificado

Para fazer o depósito identificado é necessário que o depositante faça os mesmos procedimentos de um depósito comum, mas ao final do processo, ele deverá incluir um código que pode ser o CPF, CNPJ ou um código qualquer fornecido pela empresa favorecida.

Para simplificar, existem três formas de identificação do depositante: seu CPF, seu CPNJ ou um código que a empresa fornece para o depositante, que só ele terá acesso. Assim, por meio deste código, a empresa, além de identificar quem depositou tal dinheiro, terá um controle maior sobre os créditos que recebe em sua conta.

Depósito Identificado: o que é

Benefícios do depósito identificado

A pessoa ou empresa que recebeu o depósito identificado poderá controlar tudo que entra em sua conta corrente ou poupança. Além disso, em caso de uma conta muito movimentada, que recebe vários depósitos ao dia, poder identificar quem faz cada um é uma forma de saber quem pagou e quem não pagou. Assim é mais fácil cobrar os devedores.

É importante lembrar que cada tipo de depósito tem um prazo: um feito no caixa eletrônico pode cair no mesmo dia ou só no dia seguinte. Já um depósito feito na boca do caixa entra automaticamente na mesma hora em que o depósito é concretizado.

Depósito Identificado: como fazer

Quais bancos recebem depósito identificado

Basicamente todos os bancos recebem depósitos identificados. Cada um possui uma política diferente, inclusive no número de caracteres que a pessoa insere no campo do identificador. é possível inserir códigos alfanuméricos (com letras e números), mas é difícil isso acontecer, já que a maioria das pessoas insere ou o CPF ou o CNPJ.

Para saber melhor as condições de cada banco, acesse a página de cada um deles e procure pela seção de depósitos. Ou, caso você prefira, vá até sua agência e se informe mais sobre esta facilidade oferecida pelos bancos.

Depósito Identificado: o que é e como fazer - saiba mais

O crescimento dos depósitos com identificação

Com as vantagens cada vez mais evidentes dos depósitos identificados, mais e mais pessoas e empresas optam por solicitar aos pagantes a realização do depósito identificado. Assim, o número de depósitos deste tipo no país aumenta a cada dia.
Se você não está acostumado com esta modalidade de operação financeira, teste uma vez e veja os resultados: certamente você não irá querer fazer depósitos comuns mais e passará a solicitar aos seus depositantes a realização do depósito identificado para facilitar sua vida.

Pesquisar
Artigos Relacionados