Depilação com cera
Depilação com cera
Os pelos são os grandes vilões para a maioria das mulheres. Depilar as pernas, buço, axilas e virilha fazem parte da rotina de muitas. Um dos tipos mais comuns de depilação e também um dos mais acessíveis é a depilação com cera. Muitas mulheres reclamam deste método por causa da dor, mas continuam procurando por ter um valor mais baixo.
O ideal é tomar alguns cuidados ao realizar a depilação com cera, principalmente em salões ou lugares especializados, como confirmar se a cera é nova (já que a reutilização da mesma não é aconselhada) e que sejam utilizadas as ceras adequadas para cada área do corpo (ex. cera quente para a virilha).
Depilação com cera quente ou fria
São dois tipos de ceras usadas hoje, a quente ou a fria. Muitas profissionais utilizam as duas, dependendo da área depilada ou do tipo de pelo da cliente. Por exemplo, na virilha os dois tipos de cera podem ser utilizados, usando a quente para depilar e a fria para dar o retoque final.
No buço e axilas a cera quente geralmente é a mais usada. As ceras quentes geralmente causam menos dor, mas pessoas com sensibilidade ao calor podem não gostar muito do método. A cera fria é muito fácil de encontrada em supermercados e farmácias, já que é a mais simples de ser usada em casa, por mulheres que gostam de se depilarem. Ela causa mais dor que a cera quente e os pelos precisam estar cumpridos para serem retirados. O ideal é que, caso não saiba como se depilar, procure um especialista. A depilação mal feita pode causar machucados e infecções.
Mitos da depilação com cera
Existem muitos mitos relacionados ao uso da cera na depilação. Alguns dizem que a depilação com cera pode causar varizes, outros que causam flacidez. Alguns afirmam que a reutilização da cera, quando fervida, não traz problemas para a pele. Que depilação nas áreas íntimas causam infecções, que a cera quente deve ser usada apenas no inverno e que o ideal é intercalar cera com máquina de barbear. Todos estes mitos são apenas mitos, ou seja, mentiras. Mas alguns cuidados são sim necessários em quem geralmente depila com cera, como: evitar pegar sol após a depilação, pois a cera pode escurecer a pele. Manter a pele hidratada, pois a cera pode deixar a pele resecada. Depilar em lugares de confiança, e nunca realizar nova depilação em menos de 1 mês da feita anteriormente.
Técnicas de depilação
Além da cera quente, hoje estão disponíveis vários outros tipos de depilação. Aparelho elétrico, são aparelhos específicos para depilação. São caros, mas práticos. O procedimento é doloroso e indicado apenas para algumas regiões. Creme depilatório, são cremes usado em casa que tiram os pelos.
Neste caso os pelos crescem rapidamente e pode causar alergias. Depilação a laser, é um procedimento longo, pois é feito em sessões. Muitos pelos são retirados definitivamente. A depilação é cara, dolorosa e pode não dar certo em certas peles.