Decoração para Festa Junina

links patrocinados

Decoração para Festa Junina

Decoração para Festa Junina

Apesar das festas juninas só ocorrem uma (ou no máximo duas, se considerarmos as julinas também) vez por ano, são sempre eventos de relevância na cultura brasileira, especialmente no sul. Geralmente há relação com alguma outra atividade ou instituição, como é o caso de paróquias de igreja católica, escolas privadas e particulares, bem como interação entre funcionários de uma determinada empresa. A festa junina faz com que os participantes aproveitem melhor o inverno.

A maioria das atrações inclui comidas e atividades, como por exemplo: dança caipira ou cowboy ou ainda quadrilha, quitutes como pé de moleque, cocada, brigadeiro, etc. Salgados incluem milho verde, cachorro quente, pastel, espetinho (de carne bovina ou suína), entre outros. A bebida típica é o quentão, sendo que também há espaço pra clássicos como cerveja, refrigerante, água e sucos. Além disso, brincadeiras como: pescaria, forno da bruxa, tiro ao alvo, prenda, cadeia, correio do amor, etc.

Nas escolas, frequentemente as atrações incluem danças de cada sala onde as crianças são divididas em pares para fazerem uma apresentação de temática e música diferenciadas (pode envolver clássicos do sertanejo brasileiro, músicas country em inglês, canções caipiras de referência histórica, depende muito do perfil da turma). Nesses casos, há uma nota dada para os participantes que pode ser adicionada como educação física ou então a opção de alguns alunos para fazer um trabalho e não se apresentar.

Mais informações

Em se tratando de crianças menores, como dos onze anos pra baixo, as coreografias são bem mais simples e ainda contam com o acompanhamento da professora que vai repetindo os passos. As escolas que possuem cobertura ou ginásio levam vantagem nessas horas, pois essa é uma época que chove e venta bastante, impedindo as apresentações em alguns casos. Geralmente também é colocado envolta do palco assentos para que os pais mais corujas acompanhem todo o evento, seja apenas a dança da turma do seu filho ou todas elas.

Grande parte da organização do evento é feita pelas associações de pais e mestres, sendo que os professores, funcionários da escola e também os pais participem vendendo fichas, interagindo com as pessoas e realizando a troca dos papéis pelos alimentos ou atividades. Não é raro que eles se dediquem com antecedência no preparo das comidas, divisão de tarefas e afins. As festas juninas frequentemente se assemelham à festas de comunidade, como as de igreja em que todos colaboram – e inclusive promovem festas juninas também.

A decoração desses eventos não muda muito: bandeirinhas coloridas espalhadas e penduradas por todo o local, desenhos e bonecos com vestuário caipira, placas para que as pessoas circulando saibam o que cada barraca está vendendo, bastante lixeiras espalhadas para gerar menos trabalho depois na hora da limpeza. O que importa é ser o mais organizado, informativo e criativo possível! Também dá pra utilizar de técnicas artesanais para fazer uma fogueira de papel celofane, cartazes com desenhos das crianças com pessoas vestidas de caipira, etc. Tudo isso ajuda a dar um clima mais agradável para o evento, bem como uma personalidade própria da escola ou instituição.

Fotos

Confira Fotos da Decoração para Festa Junina:

Decoração para festa juninaDecoração para festa junina
As festas juninas acontecem em junho e julhoAs festas juninas acontecem em junho e julho
Os colégios sempre realizam festas juninasOs colégios sempre realizam festas juninas

Pesquisar
Artigos Relacionados