DDT

links patrocinados

DDT

DDT

O DDT é um pesticida que foi amplamente utilizado na agricultura após a segunda guerra mundial. O Dicloro-Difenil-Tricloroetano foi utilizado por se rum pesticida de resultado a curto prazo, porem com graves consequências a saúde humana e ao meio ambiente. Na década de 60 a escritora e ambientalista Rachel Carson descreveu os efeitos nocivos do pesticida no livro Primavera Silenciosa.

O DDT penetra nos alimentos, toma o ar e chega até as aguas das regiões próximas, isto ocasionava mortes, câncer e uma poluição ambiental enorme, com graves danos a lençóis freáticos, levando anos para que os mesmos possam novamente serem utilizados sem riscos para a saúde humana. O produto foi proibido em diversos lugares do mundo, dado os efeitos a saúde humana e ao meio ambiente.

A composição do DDT

O DDT é sintetizado a partir da reação química entre o Cloral e o Clorobenzeno, para tanto utiliza-se o ácido sulfúrico como o catalizador de reação. Ele é um composto químico que se apresenta na forma sólida quando a temperatura esta entre oº e 40ºC. O composto não se dissolve em água mas é solúvel em compostos orgânicos como óleo ou gordura.

Utilização do DDT

O DDT possui utilizações diversas que não apenas em lavouras. Ele foi utilizado no combate da Malária na Florida e também na Itália e Espanha. No Brasil ele foi utilizado no combate a Malária nos estados do Ceará, de Minas Gerais e também do Piauí. Até mesmo a Dengue chegou a ser anunciada como erradicada coma utilização do DDT, isto na década de 50, hoje em dia é perceptível que o DDT agride mais ao meio ambiente e a saúde e não erradicou a Dengue.

O composto foi proibido na década de 70 em diversos países após o Congresso de Estocolmo na Suécia. No Brasil a proibição veio com a Lei nº 11.936 de 2009. As substancias químicas prejudiciais do DDT possuem meia vida e ficam acumuladas em lagos e rios, passando a fazer parte da cadeia alimentar e chegando até ao ser humano.

Cuidados com o DDT

O DDT ataca o sistema nervoso da pessoa que foi exposta, elas apresentam tremores e este efeito desaparece assim que a pessoa deixa de se expor ao composto tóxico. Homens podem ficar estéreis ao serem expostos.

As mulheres gravidas ou em período de amamentação que foram expostas ao DDT liberam grande quantidade do composto tóxico através do leite materno. Há cuidados que devem ser tomados como ferver bem todos os alimentos, lavar frutas e vegetais e ficar atento a áreas onde ainda há utilização do DDT.

Fotos

Confira Fotos do DDT:

DDT DDT DDT DDT

 

CTA Continental

CTA Continental

A CTA Continental destaca-se por ser uma empresa de produção e comercialização de tabacos. Fundada em junho de 1994, a CTA trabalha para investir na sofisticação de cigarros, de modo que polua menos o meio ambiente e cause menos prejuízos à saúde do consumidor.

Funcionamento da CTA Continental

A capacidade de produção da empresa é de processar cerca de 120 milhões quilos de fumo a cada safra. Ela conta com uma quantidade de 46 hectares de terras, divididos em indústrias, lojas, escritórios, área de lazer, refeitório, escola infantil, clube social, e outros espaços. Todas essas áreas são destinadas aos 3.500 colaboradores da empresa.

As fábricas estão localizadas em quatro cidades, três em Santa Catarina: Ituporanga, Araranguá e Papanduva, e a outra fica na cidade de Irati no Paraná.

A empresa exporta 90% do que produz, são mais de 50 países que recebem os cigarros da CTA, que estão localizados nos cinco continentes, principalmente áreas como Leste Europeu, América Latina, América do Norte, Oriente Médio, Extremo Oriente e Comum Europeu.

A produção do fumo utilizado para a fabricação provém dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Campanhas

Tabaco Limpo é uma das campanhas lançadas pela empresa em 2004. O objetivo é diminuir os efeitos nocivos ao meio ambiente durante o processamento do cigarro, envolvendo desde a produção agrícola do fumo até o destino final do produto.

A política da CTA busca a melhoria na produção dos cigarros, o zelo pela imagem fumageira, adota novas tecnologias para causar menos danos à natureza, e trabalha com fornecedores e públicos na conscientização da qualidade do produto.

Ações Sociais

A empresa trabalha no envolvimento com entidades, e para isso, conta com colaboradores que levam até essas instituições materiais necessários, além de ter projetos de recreação e atenção às crianças.

Também tem relações com o programa O Futuro é Agora, que busca a inserção das crianças nas escolas e a irradicação do trabalho infantil.

Outra ação é o Coral Ser Mais Feliz, que realiza ensaios e apresentações anuais. O coral é formado pelos próprios colaboradores da empresa.

Trabalho agrícola

A CTA Continental utiliza de modernas técnicas na agricultura. Para isso ser realizado, a área rural conta com técnicos que orientam os agricultores, principalmente no quesito da plantação e colheita da cultura. Outra orientação deve-se aos cuidados com o solo e o subsolo, de forma que não os prejudique, possibilitando outras plantações.

A tecnologia usada no campo é a mais moderna, e permite que não haja mudanças genéticas na cultura, para garantir assim melhor rendimento da produção, evitando o contágio de doenças e diminuindo o uso dos agrotóxicos.

Fotos

Confira Fotos do CTA Continental:

CTA ContinentalCTA Continental
A CTA Continental é uma empresa de tabacoA CTA Continental é uma empresa de tabaco
Ela foi fundada em 1994Ela foi fundada em 1994

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados