DCT Documento de Cadastramento do Trabalhador no PIS

DCT Documento de Cadastramento do Trabalhador no PIS

DCT Documento de Cadastramento PIS

Sobre o DCT

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, consiste em um programa do Governo Federal que tem como objetivo de gerar a integração entre o empregado e o desenvolvimento da empresa, o que viabiliza uma melhor repartição de renda nacional.

O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, que devem ser inscritos no programa pelo próprio empregador. A inscrição é feita a partir do Documento de Cadastramento do Trabalhado (DCT), que está disponível na página da Caixa Econômica Federal, na internet. (Confira sobre o PIS PASEP)

O DCT promulga ao empregado o direito de consultar sua renda e ainda fazer saques dos benefícios que o trabalhador brasileiro tem direito. Alguns destes benefícios são o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS, e o Seguro-Desemprego, caso o trabalhador perca o emprego.

DCT pela internet

A Caixa Econômica disponibiliza, através de seu site, o formulário para preenchimento do empregador. Como está na internet, a agilidade do processo e a economia de tempo garantem ao empregador fazer o cadastramento dos seus funcionários de forma bastante tranqüila e rápida. Os formulários podem ser impressos, e as informações podem ser atualizadas de acordo com a necessidade da sua empresa.

O formulário não é grande. É preciso preencher as duas vias, uma que fica para o empregador, e outra que vai para a agência da Caixa. As informações que são requeridas através do formulário consistem em informações gerais sobre a empresa e o trabalhador a ser contratado.

Na parte de identificação da empresa, o Documento pede as seguintes informações: CGC/CEI; nome; endereço; telefone e fax. Já a parte de preenchimento sobre o trabalhador possui mais campos a serem respondidos. São eles: Nome do trabalhador; data de nascimento; sexo; nome da mãe.

Ainda é preciso informar o município de nascimento; estado; código de nascimento; número da carteira de trabalho; série; UF; número do CPF; RG; título de eleitor; endereço do trabalhador; bairro; município; estado e CEP.

GD Star Rating
loading...
DCT Documento de Cadastramento do Trabalhador no PIS, Nota: 3.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados