DCT Documento de Cadastramento do Trabalhador no PIS

DCT Documento de Cadastramento do Trabalhador no PIS

DCT Documento de Cadastramento PIS

Sobre o DCT

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, consiste em um programa do Governo Federal que tem como objetivo de gerar a integração entre o empregado e o desenvolvimento da empresa, o que viabiliza uma melhor repartição de renda nacional.

O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, que devem ser inscritos no programa pelo próprio empregador. A inscrição é feita a partir do Documento de Cadastramento do Trabalhado (DCT), que está disponível na página da Caixa Econômica Federal, na internet. (Confira sobre o PIS PASEP)

O DCT promulga ao empregado o direito de consultar sua renda e ainda fazer saques dos benefícios que o trabalhador brasileiro tem direito. Alguns destes benefícios são o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS, e o Seguro-Desemprego, caso o trabalhador perca o emprego.

DCT pela internet

A Caixa Econômica disponibiliza, através de seu site, o formulário para preenchimento do empregador. Como está na internet, a agilidade do processo e a economia de tempo garantem ao empregador fazer o cadastramento dos seus funcionários de forma bastante tranqüila e rápida. Os formulários podem ser impressos, e as informações podem ser atualizadas de acordo com a necessidade da sua empresa.

O formulário não é grande. É preciso preencher as duas vias, uma que fica para o empregador, e outra que vai para a agência da Caixa. As informações que são requeridas através do formulário consistem em informações gerais sobre a empresa e o trabalhador a ser contratado.

Na parte de identificação da empresa, o Documento pede as seguintes informações: CGC/CEI; nome; endereço; telefone e fax. Já a parte de preenchimento sobre o trabalhador possui mais campos a serem respondidos. São eles: Nome do trabalhador; data de nascimento; sexo; nome da mãe.

Ainda é preciso informar o município de nascimento; estado; código de nascimento; número da carteira de trabalho; série; UF; número do CPF; RG; título de eleitor; endereço do trabalhador; bairro; município; estado e CEP.

PIS 2011 Calendário

PIS 2011 Calendário

Sobre o PIS 2011 Calendário

O PIS é o Programa de Integração Social. Mas ele é mais conhecido por ser um número que está logo na primeira página da carteira de trabalho. Com ele, o trabalhador passa a estar ligado à sua empresa e, quando isto não for mais possível, ele pode retirar os benefícios a que tem direito. E alguns trabalhadores possuem o pagamento do abono do PIS todos os anos. Neste artigo você confere o calendário do PIS 2011.

O PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal e, por isso, o cadastramento do trabalhador é feito diretamente nas agências da Caixa. O registro é bem simples: basta que seja preenchido o Documento de Cadastramento do Trabalhador e que seja levado o cartão do CNPJ (quando for pessoa física) ou o Comprovante de Matrícula no Cadastro Específico de INSS.

Pagamento PIS 2011

Todo trabalhador tem direito ao pagamento do abono do PIS, mas ele precisa preencher alguns requisitos para conseguir retirar o benefício. Primeiro, o trabalhador precisa ter o número do PIS há pelo menos cinco anos e ter trabalhado um mínimo de 30 dias com carteira assinada no ano anterior. Por exemplo, se o calendário é de 2011, o trabalhador precisa ter trabalhado 30 dias com carteira assinada em 2010 e ter o registro no PIS desde 2006.

Hoje aproximadamente 16,5 milhões de pessoas são beneficiadas todos os anos com o valor do PIS, que é o de um salário mínimo.

O calendário 2011 ainda não foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, mas ele deve ser divulgado em breve. Por enquanto o que existe é o calendário exercício 2010/2011, que já está em vigor. Seguem abaixo as datas de pagamento:

Nascidos em / Recebem a partir de / Recebem até

- Julho / 11 de agosto / 30 de junho de 2011
- Agosto / 18 de agosto / 30 de junho de 2011
- Setembro / 25 de agosto / 30 de junho de 2011
- Outubro / 14 de setembro / 30 de junho de 2011
- Novembro / 21 de setembro / 30 de junho de 2011
- Dezembro / 28 de setembro / 30 de junho de 2011
- Janeiro / 14 de outubro / 30 de junho de 2011
- Fevereiro / 21 de outubro / 30 de junho de 2011
- Março / 28 de outubro / 30 de junho de 2011
- Abril / 11 de novembro / 30 de junho de 2011
- Maio / 17 de novembro / 30 de junho de 2011
- Junho / 24 de novembro / 30 de junho de 2011

GD Star Rating
loading...
DCT Documento de Cadastramento do Trabalhador no PIS, Nota: 4.0 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados