DCEM Movimentação

links patrocinados

DCEM Movimentação

DCEM Movimentação

DCEM é a sigla para Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações, que foi fundado no ano de 1909, com a criação do então Departamento de Guerra, que atualmente é chamado Departamento Geral de Pessoal, encarregado pela movimentação de pessoas. No ano de 1916, com o crescimento e a importância da gestão de recursos humanos, o Departamento de Guerra mudou de nome para Departamento de Pessoal do Exército, um nome extremamente sugestivo e que, de certa forma, já descreve as principais funções realizadas por esse setor. No ano de 1934, esse departamento também adquiriu a responsabilidade de coordenação administrativa, realizando também fiscalizações de todo e qualquer assunto relacionado ao pessoal do exército.

Com a segunda guerra mundial, o Departamento ganha uma reestruturação, mudando de nome para Diretoria de Armas e estando ligado e submetido diretamente ao Ministro de Guerra, servindo como assessoria para coordenar, administrar e fiscalizar tanto o pessoal quanto o controle de armas. Na década de setenta, a então Diretoria de Pessoal Ativa passa a receber o nome de Diretoria de Movimentação, com sede na capital federal do Brasil, Brasília. Mais recentemente, no ano de 2004, a Diretoria muda seu nome para Diretoria do Controle de Efetivos e Movimentações (de onde surge a sigla DCEM). Atualmente, o responsável pelo DCEM é o General João Carlos de Jesus Corrêa.

O principal objetivo do órgão é conseguir dividir de forma igualitária ou então de acordo com a demanda os militares por todo o país. O planejamento e efetivação dessas transferências também são de responsabilidade do DCEM. Todas as movimentações devem estar de acordo com o financeiro dos batalhões, a legislação vigente do exército, etc.

Mais informações

Outras atividades do DCEM incluem: movimentação, solicitações de outras instituições, nomeações e exonerações, designar para serviço ativo, seleções para cursos e estágios, seleções para comando, chefias e direções, agregações e reversões, passagens e liberações de militares sob ordem judicial, seleções de comando e designações para Tiro de Guerra, bem como missões pessoais, etc. O principal, entretanto, é ser uma referência na hora de movimentar os militares de uma posição para outra, sempre levando em consideração a ética, a honestidade e o empenho, bem como a transparência. Tanto é que os valores do DCEM são: probidade, lealdade, hierarquia, respeito, responsabilidade, disciplina e o patriotismo.

Os principais valores do órgão são: melhorias constantes na gestão de processos e projetos da instituição, melhorar a condição de vida das famílias militares, atualização e controle dos efetivos do exército, bem como aperfeiçoar os sistemas de movimentações. A Diretoria do DCEM é formada por: diretor da CEM, EMP, S Dir CEM, bem como seções de gestão, Movimentação de Praças, Seleção, Contencioso e ajudância Geral, Cursos e Estágios, subseção de Informática.

Na página oficial do DCEM, você pode encontrar a legislação específica, formas de ser incluso no sistema e entrar para trabalhar no órgão ou então visualizar as informações necessárias para realizar uma movimentação. Você também pode entrar em contato através da internet ou então fazendo uma visita em Brasília para conversar com os oficiais responsáveis pelo DCEM.

Fotos

Confira Fotos do DCEM Movimentação:

DCEM MovimentaçãoDCEM Movimentação
Reunião DCEMReunião DCEM
Diretoria de Controle de Efetivos e MovimentaçõesDiretoria de Controle de Efetivos e Movimentações

Pesquisar
Artigos Relacionados