DCEM Exército Brasileiro

links patrocinados

DCEM Exército Brasileiro

DCEM Exército Brasileiro

DCEM do Exército é responsável pela movimentação e seleção dos militares

DCEM Exército Brasileiro: Toda instituição governamental precisa mostrar aos cidadãos quais são as movimentações de pessoal. Assim, as pessoas ficam informadas sobre os cargos preenchidos e as ações realizadas pelo órgão. É assim com o Exército Brasileiro, que possui a Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM).

A missão do órgão é fazer o controle dos efetivos, ficar responsável pela seleção e movimentação dos militares (exceto aqueles temporários), realizar a adição, reversão ou agregação de pessoal, designar o serviço ativo e as suas prorrogações, além de efetivar propostas para distribuição de vagas, tanto para estágios quanto para cursos de carreira militar.

Histórico da DCEM

A DCEM é uma espécie de Recursos Humanos existente no Exército. A criação do órgão data de 1909, quando recebeu o nome de Departamento de Guerra. Em virtude do crescimento de pessoal e das atribuições de recursos humanos, ganhou o nome de Departamento do Pessoal do Exército.

Com o surgimento da Lei de Organização Geral do Ministério da Guerra, fazer a coordenação administrativa e fiscalizar assuntos relacionados ao pessoal do Exército também era de responsabilidade do Departamento do Pessoal do Exército.

O Departamento receberia um novo nome, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Por estar subordinado ao Ministério da Guerra, passou a se chamar Diretoria das Armas. O objetivo era assessorar a Diretoria na fiscalização, administração e coordenação das questões pertinentes aos membros combatentes.

Nos anos de 1950, o Exército Brasileiro passa a se estruturar com a nova Organização Básica do Exército. Nesse contexto, dois órgãos são elaborados: a Diretoria do Pessoal da Ativa e o Departamento-Geral do Pessoal. Dessa vez, foi o primeiro que se incumbiu de movimentar militares e civis do Exército.

Já nos anos de 1970, a Diretoria do Pessoal da Ativa mudou de nome outra vez. O organismo foi transferido para Brasília e, uma vez na Capital Federal, recebe a denominação de Diretoria de Movimentação. Somente em 2004 é que o Departamento passaria a ser chamado pelo nome atual: Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM)

Incumbências, valores e visão de futuro da DCEM

A DCEM preza por alguns valores durante a elaboração de ações. São esses o sentimento do dever, lealdade, patriotismo, coragem e probidade. Quanto à visão de futuro, o Departamento almeja o reconhecimento como um órgão padrão de excelência nas atividades que realiza, movimentação e controle dos efetivos militares.

Dentre as atividades de incumbência da DCEM, além do controle de efetivos e movimentações, é possível destacar a nomeação e exoneração de militares, a seleção de pessoal para comando, chefia e direção de Organizações Militares, além da designação de homens para o Tiro de Guerra e de equipes de militares que vão atuar em missões no exterior.

Quem quiser saber mais, pode visitar o site da DCEM e ficar por dentro de todas as atividades desenvolvidas. A Diretoria está localizada em Brasília, no QGEx – Bloco D – 3º Piso – SMU – CEP 70.630-901.

Papel do Exército Brasileiro desde o ano de 1988

Desde a promulgação da Constituição Brasileira, em 1988, as Forças Armadas do país estão afastadas do núcleo de política brasileira. Principalmente com o Fim da Guerra Fria, o cenário internacional deixou de estar dividido entre União Soviética e Estados Unidos. Assim, o Exército Brasileiro também passa a agir em tarefas de paz, o que gera respaldo a política externa do país.

Algumas das missões realizadas pelo Exército Brasileiro, estão o comando das forças de paz no Haiti, além de operações conjuntas com a Organização das Nações Unidas (ONU) em diversos países, como Timor Leste, Angola e Moçambique.

Além dessas operações, o Exército Brasileiro atua no controle das fronteiras brasileiras e no desenvolvimento e cooperação de populações carentes, principalmente os comandos que agem em regiões da Amazônia. Também é papel das Forças Armadas, em tempos de paz, impulsionar o desenvolvimento de tecnologias.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados