DCEM DGP MIL

links patrocinados

DCEM DGP MIL

DCEM DGP MIL

A Diretoria de Controles Efetivos e Movimentações é uma organização subordinada do Dep. Geral de Pessoal do exército brasileiro. A diretoria foi criada em agosto de 1909 e responde pelos encargos de movimentação, porém, só recebeu o nome que tem hoje em 2004 através de um decreto. A mudança de nome ocorreu por conta da dinâmica das ações associadas à movimentação de pessoal e à carência de melhorar os sistemas de controle dos efetivos do exército do Brasil.

Atribuições da DCEM

A diretoria é controlada atualmente pelo general João Carlos Corrêa e tem por objetivo recrutar pessoal para ocupar as organizações militares tendo em vista os quadros de organização e das ocupações previstas e também com as ordens dos escalões superiores, planejar as movimentações do chefe de Departamento Geral de Pessoal (DGP) e elaborar propostas de movimentações financeiras, de adição e retorno de militares aposentados por invalidez para melhora da legislação em vigência, planos de carreira dos oficiais, subtenentes e sargentos e também o almanaque de oficiais e o almanaque de subtenentes e sargentos.

Dcem

A DCEM também é responsável por selecionar oficiais para comandar as organizações militares, realizar estudos e deixar sob responsabilidade do DGP as decisões sobre designação de profissionais para o serviço ativo, emitir pareceres sobre a movimentação de militares para outros órgãos não inerentes ao exército, participar de pesquisas e atividades relacionadas com a seleção, mobilização e movimentação de militares, sugerir viagens e visitas para difundir a política de pessoal, fiscalizar os efetivos da força terrestre e cadastrar e promover a atualização de cadastro dos militares ativos.

Sobre o Departamento Geral de Pessoal

Departamento geral de pessoal

A história do Departamento Geral de Pessoal do exército brasileiro, também conhecido pela sigla DGP, remete ao ano de 1976, quando um decreto efetivamente regulamentou o órgão, cujas atribuições haviam cabido a diversos outros departamentos ao longo dos anos.

O órgão militar é responsável por planejar, orientar, coordenar e controlar as atividades relacionadas ao sistema de pessoal do exército e também por executar os exercícios de administração de pessoal.

Atribuições do Departamento Geral de Pessoal

Ao Departamento Geral de Pessoal do exército brasileiro cabe planejar, orientar e controlar atividades relacionadas ao serviço militar, movimentação, promoção, inativos e pensionistas, cadastro e avaliação, direitos, deveres e incentivos e pessoal civil.

Diretoria de Controles Efetivos e Movimentacoes

O DGP também é responsável por planejar, orientar e controlar as atividades que possuem relação com os setores de Pesquisa e Desenvolvimento, Programação e Orçamentação Planejamento Administrativo, Organização e Métodos, Administração Financeira e Contabilidade e Auditoria, propor medidas para melhorar a legislação e a política e promover estudos, análises e pesquisas para aprimorar e racionalizar suas atividades diárias.

O DGP tem como atribuições ainda a expedição de diretrizes, instruções e normas relativas às atividades pertinentes, planejamento e coordenação de atividades de mobilização de pessoal, realização de licitações e aquisições de materiais necessários ao cumprimento das atividades rotineiras e estabelecimento de medidas relacionadas à inspeção de saúde.

O responsável pela direção do DGP é o general Sérgio Westphalen Etchegoyen, que assumiu o cargo de chefia em dezembro de 2012.

Atribuicoes do dgp Dgp mil

Pesquisar
Artigos Relacionados