DATASUS CNES – Consulta e Cadastro

links patrocinados

DATASUS CNES - Consulta e Cadastro

DATASUS CNES – Consulta e Cadastro

Sobre o DATASUS CNES

Criado para gerenciar unidades de saúde brasileiras em escala Municipal, Estadual e também Federal, o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) nada mais é do que um enorme banco de dados. Ele surgiu no ano 2000 e desde então vem cumprindo um papel essencial no setor da saúde no país.

O DATASUS (banco de dados do SUS) que funciona a partir do cadastro dos estabelecimentos de saúde no CNES, armazena, entre outras coisas, informações hospitalares do SUS, o que auxilia o governo a saber como os centros de saúde estão operando. Isso significa conter informações sobre a estrutura física do hospital, equipe de profissionais, equipamentos, serviços ambulatoriais, entre muitas outras coisas.

Além disso, o DATASUS do CNES ajuda os usuários a encontrarem uma unidade de saúde mais próxima ao paciente, já que possui uma lista de todas as unidades de saúde do país, tanto públicas quanto privadas.

O site do CNES disponibiliza a consulta por lugar (geográfico), por nome do médico, nome do estabelecimento, e traz ainda uma lista de todos os profissionais ligados ao SUS que atendem naquela região.

Ao encontrar o que procura, o paciente poderá clicar no nome do hospital, por exemplo, e obter informações como telefonem, endereço e estrutura do local. Ao todo, são mais de 230 mil estabelecimentos brasileiros cadastrados no CNES.

Cadastramento

Para o profissional de saúde se cadastrar no sistema, o primeiro passo é preencher formulários – preenchimento este feito pelos estabelecimentos de saúde em que o médico trabalha -, e em seguida há a verificação das informações fornecidas.

Já quem possui estabelecimento de saúde e deseja tê-lo incluído na lista do CNES, precisa entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Município ou do próprio Estado. Todos os telefones de Secretarias de Saúde do Brasil estão disponíveis no site do CNES, e para saber do procedimento é preciso entrar em contato com elas.

CNES DATASUS

CNES DATASUS

Para conseguir realizar o gerenciamento de todas as unidades de saúde do país, seja em âmbito federal, estadual ou municipal, o governo federal decidiu criar uma ferramenta que atuasse como um baco de dados. Assim surgiu o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), em atividade desde 2000 e que tem papel fundamental para o gerenciamento da área da saúde do Brasil.

Uma das principais ferramentas do CNES e o DATASUS, que funciona como um banco de dados do Sistema Único de Saúde, o SUS. Sua principal função é realizar o armazenamento de todos os dados, desde informações hospitalares até quais os tipos mais frequentes de internamentos e pedidos de consulta.

Funções CNES DATASUS

Com o DATASUS o governo consegue ter uma visão ampla de quais os centros que estão em atividade e quais estão parados. Essa forma, fica mais fácil observar também aqueles precisam de mais investimentos e quais os tipos de investimentos necessários, seja em sua estrutura física, a equipe de profissionais e demais serviços.

Além disso, o DATASUS permite que todos os usuários e cidadãos brasileiros conseguiam ter uma acesso facilitados as unidades de saúde e assim encontrar as unidades próximas. O CNES possui assim a lista para conseguir identifica as unidades e auxiliar os usuários.

Site CNES DATASUS

Para conseguir disponibilizar mais informações, o CNES criou um portal junto ao DATASUS aonde o internauta conseguir realizar o acesso geográfico, ou seja, indicando o seu estado e municípios. Dessa forma, é possível realizar o agendamento de consultas e partir do nome do estabelecimento mãos próximos e também a lista completa de profissionais que estão atendendo na região.

Para fazer uso do recursos, basta procurar o nome do hospital, seja da rede pública ou particular. O site disponibiliza todas as informações sobre estrutura do local, tipos de serviços prestados, endereço, telefone e horário de atendimento. O DATASUS possui mais de 200 mil unidades cadastradas em seu banco de dados.

Cadastro CNES DATASUS

Todos os profissionais da área de saúde e estabelecimentos de atendimento podem realizar o cadastro junto ao DATASUS. Para os funcionários, vasta preencher um formulário de informações e verificar. Ja as unidades, precisam entrar em contato diretamente com a Secretaria de Saúde do estado.

Pesquisar
Artigos Relacionados