Datas Comemorativas

links patrocinados

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas são dias em que alguma coisa, ou um fato especial, é comemorado, não necessariamente precisa ser um feriado nacional, estadual ou municipal. Uma data comemorativa pode ser um aniversario de um amigo ou parente, pode ser qualquer data em que se comemore algo especial. Mas as datas comemorativas de maior expressão são aquelas em que todos comemoram, e, portanto, acabam se tornando feriado.

Datas comemorativas internacionais

Em determinadas datas se promovem comemorações internacionais, normalmente pra conscientizar sobre um fato importante para toda a humanidade, um avanço social ou tecnológico.

As Datas Comemorativas Internacionais são o Dia Internacional dos Direitos do consumidor, comemorado em 15 de março; O dia Internacional contra a discriminação racial que é comemorado todo dia 21 de março; Dia mundial da água, muito importante para conscientizar a população mundial sobre a necessidade de preservação das aguas, acontece no dia 22 de março; Dia Mundial da saúde comemorado no dia 7 de Abril.

Há ainda o dia do Trabalho feriado comemorado no primeiro de maio; dia da Cruz Vermelha celerado sempre ao 8 de maio; Dia das Mães que no Brasil é comemorado no segundo domingo do mês de Maio, em outros países possui outra data de comemoração; dia mundial do orgulho Pagão no dia 23 de setembro; dia do Combate a AIDS em 1 de dezembro; Dia dos direitos Humanos, em 10 de Dezembro; Natal em 25 de Dezembro e Réveillon em 1 de Janeiro. Há outras datas, mas estas são as mais conhecidas.

Outras datas comemorativas

Uma data comemorativa é o dia de determinadas profissões. Comemora-se a utilidade e o respeito a determinado profissional, como por exemplo o dia do professor, dia do médico, dia do dentista, dia do gari, dia do servidor publico, dia do biólogo e muitas outras profissões.

Algumas Datas comemorativas são de imenso valor cívico para determinados países, é o caso das comemorações de Dia da Independência, por exemplo. No Brasil esta data é comemorada todo 7 de Setembro. Cada pais possui sua data para comemorar o dia da independência.

A maior parte dos dias comemorativos do Brasil são dias dedicados a algum santo, padroeiro normalmente, dia de Santo Antônio, Dia de Nossa Senhora da Aparecida, Dia de Santa Ana, Dia de Nossa Senhora de Fátima, Dia de São Cosme e Damião, Nascimento de Jesus Cristo (Natal) e outras Datas comemorativas relacionadas a santos.

Fotos

Confira Fotos das Datas Comemorativas:

Datas Comemorativas 2012 Dia do trabalho Datas Festivas Datas de Comemoraçao

Feriados no Brasil em 2014

Com o final de 2013, é comum já se começar a pensar nos feriados de 2014. Afinal, todo mundo merece uma folga para viajar, passear com a família ou simplesmente descansar em casa. Ao contrário do que muita gente costuma comentar, o Brasil está longe de ser o país com mais feriados no mundo. Na verdade, estamos atrás até mesmo de grande parte dos países europeus, como Alemanha, Itália, Áustria e muitos outros.

O líder de feriados no planeta é a China, que tem 23 feriados nacionais no ano. Depois vem a Colômbia, com 19. Suécia e Portugal, por exemplo, têm 13 feriados nacionais por ano. O Brasil possui apenas onze, além dos feriados municipais. Estes, entretanto, são bem mais difíceis de serem aproveitados para viagens. Por isso, é necessário aproveitar ao máximo os feriados nacionais que temos. Confira, abaixo, quais serão os feriados no Brasil em 2014.

Feriados no Brasil em 2014 por dia da semana

Feriados no Brasil em 2014 Conheça os Feriados no Brasil em 2014

Em relação aos dias da semana em que os feriados de 2014 cairão, teremos um ano relativamente equilibrado. Se, por um lado, há muitos feriados que cairão em finais de semana (quatro deles: três em domingos, um no sábado), há também alguns feriados que darão a possibilidade de feriados prolongados, caindo na quinta ou sexta-feira.

Feriados no Brasil

Feriados no Brasil em 2014 no primeiro semestre

O primeiro semestre de 2014 já começa com um feriado logo no primeiro dia do ano. É a chamada Confraternização Universal, comemorada em 1º de janeiro. Em 2014, a data cairá numa quarta-feira, assim como o Natal do ano anterior.

O Carnaval de 2014 acontecerá em março. O dia que realmente conta como feriado, a terça-feira de Carnaval, será no dia 4 de março em 2014. Em abril teremos a possibilidade de um grande feriado prolongado, com início no dia 18 (Paixão de Cristo) e término no dia 22, pois o dia 21 também é feriado nacional, Dia de Tiradentes. O dia 18 é uma sexta-feira e, em 2014, o Dia de Tiradentes será comemorado em uma segunda-feira. Este é o grande feriado do ano, sendo possível, para muitas pessoas, viajar em uma quinta-feira e retornar na segunda à noite.

O 1º de maio, Dia do Trabalhador, será em uma quinta-feira, podendo se tornar um feriado prolongado de acordo com a escolha do empregador. Os feriados do primeiro semestre de 2014 se encerram com o Corpus Christi, no dia 19 de junho, outra quinta-feira. Ou seja, vale a mesma lógica do 1º de maio.

Confira os Feriados no Brasil em 2014

Segundo semestre

O segundo semestre começa sem feriados em julho e agosto. Em setembro, a Independência do Brasil (7 de setembro) cairá em um domingo. O mesmo vale para o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). A Proclamação da República, 15 de novembro, será em um sábado. Ou seja, os feriados mais proveitosos acontecerão mesmo no primeiro semestre do ano.

Feriados no Brasil em 2014 - confira

Natal

O Natal de 2014 será comemorado em uma quinta-feira, o que também dá uma chance de feriado prolongado para aqueles que não estão em férias.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados