Curso de operador de empilhadeira elétrica

links patrocinados

Curso de operador de empilhadeira elétrica

Curso de operador de empilhadeira elétrica

Apesar das recentes quedas nos níveis de desemprego no Brasil, encontrar trabalho não costuma ser fácil. Muitas vezes são exigidos requisitos que não possuímos, como experiência em determinada área, por exemplo. Por isso, é muito importante estarmos sempre nos atualizando, seja com cursos na área em que já atuamos ou em outras, para que possamos aumentar nossas opções no mercado.

Um cargo que costuma oferecer muitas vagas é o de operador de empilhadeira elétrica. Qualquer estabelecimento que lide com grandes depósitos necessita de, pelo menos, um profissional nesta área. É o caso de supermercados, empresas do setor da construção civil, fazendas monocultoras e uma infinidade de outros.

Atribuições

O operador de empilhadeira elétrica é o profissional responsável pela armazenagem de produtos para organização de estoque ou para posterior transporte em caminhões. Diferente do que possa parecer, não basta apenas ter a capacidade de dirigir uma empilhadeira e saber lidar com suas funções. Um operador trabalha com grandes quantidades de produtos e, por isso, deve sempre estar atento a uma série de cuidados, de modo a evitar danos ao patrimônio da empresa.

Curso de operador de empilhadeira elétrica - alunos

Por vezes será necessário, por exemplo, carregar produtos frágeis, que podem se quebrar se não houver cuidado no transporte. Por isso, os operadores de empilhadeira elétrica precisam estar constantemente alertas, prontos para corrigir qualquer eventual problema no trajeto. Devido a isso, e à própria dificuldade de se manejar uma empilhadeira, além de outros fatores, é necessário realizar um curso de operador de empilhadeira antes de ingressar neste mercado.

Cursos

Diversas instituições de ensino técnico oferecem o curso de operador de empilhadeira. Alguns dos mais conhecidos – e reconhecidos – são os do Seduc e do Senai. A carga horária do curso varia entre 30 e 40 horas, de acordo com o local onde é oferecido. Após a conclusão do curso, o profissional já estará habilitado para trabalhar neste setor. Nas páginas do Senai e do Seduc, bem como de outros institutos técnicos, é possível se informar melhor sobre as datas de realização dos cursos e todos os requisitos necessários para se inscrever.

Curso de operador de empilhadeira elétrica - onde fazer

Importante

O regulamento da profissão diz que os operadores de empilhadeira elétrica devem ser habilitados. Isso costuma gerar bastante confusão, pois é comum relacionar o termo “habilitado” à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Contudo, não é necessário possuir CNH para trabalhar como operador de empilhadeira elétrica. Quem concluir o curso de operador já está habilitado de acordo com a lei.

O curso tem validade indefinida, não sendo necessário renovar a “habilitação”. Contudo, os profissionais podem dirigir somente em seu horário de trabalho, quando devem utilizar um cartão de identificação. Este cartão, por sua vez, tem validade de um ano, e deve ser renovado após exames médicos.

A remuneração de um operador de empilhadeira elétrica costuma variar entre R$800 e R$1,2 mil, para uma jornada de trabalho semanal de 40 horas. No curso de habilitação são oferecidas disciplinas teóricas – como classificação dos veículos – e práticas – como identificação dos componentes da máquina, operação com carga e uma série de outras.

Onde fazer o Curso de operador de empilhadeira elétrica Operador de empilhadeira elétrica

Curso de operador de empilhadeira elétrica

Confira o vídeo de uma aula prática de um curso de operador de empilhadeira elétrica

Pesquisar