Curriculum

links patrocinados

Curriculum

Curriculum

A maneira mais eficaz de se conseguir uma vaga de emprego é primeiramente saber formular um curriculum, não adianta ter uma vasta experiência, nem saber falar inúmeros idiomas se não se sabe passar isso para o papel, de uma forma concisa e clara. Currículos mal formulados, com objetivos incertos, podem atrapalhar muito a carreira de um bom profissional.

Muitos modelos de currículos estão disponíveis na internet e mesmo no Word, pacote da Microsoft, basta abri-lo e usufruir das técnicas para desenvolver um currículo, elegante, profissional ou funcional. Mas antes, deve-se atentar às suas habilidades e competências, para atingir os objetivos de salários e cargos que correspondam a sua formação.

Preparar Curriculum

Sobre o Curriculum

O Curriculum, Currículo ou CV nada mais é que um documento que retrata todas as suas experiências profissionais, bem como seus cursos, suas habilidades e capacidades. No currículo a pessoa se encarrega de demonstrar o que sabe fazer em termos de empregabilidade, os idiomas que sabe falar, os cargos que já ocupou e a quantidade de tempo que permaneceu nos últimos empregos.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à elaboração de um currículo, não sabendo se ele deve conter todas as informações profissionais de uma pessoa ou só algumas. É muito comum os profissionais se utilizarem de modelos de currículos oferecidos pelos aplicativos que vem nos computadores, onde aparece uma tela com lacunas para o indivíduo preencher e ao término deste procedimento o currículo aparece no modelo e formato que se escolheu.

Modelos de Curriculum

Com a era digital e os computadores tomando conta da vida das pessoas, os currículos também começaram a se modificar e se informatizar cada vez mais. Nos dias atuais, algumas empresas não exigem mais aquele modelo de currículo, onde a pessoa se utilizava do sistema operacional Word, imprimia e levava até a empresa. Algumas empresas hoje, possuem currículos cadastrados no momento real da entrevista, em que os futuros funcionários deixam seus dados e suas vivências profissionais armazenadas nos computadores da própria empresa, num banco de dados da mesma.

Erros ao Preparar um Currículo

Na hora de se preparar um currículo, muitos estudantes e profissionais cometem alguns erros que podem ser cruciais para o insucesso no cargo pretendido, são eles má organização das ideias, erros ortográficos e gramaticais e até erros na comunicação a respeito do cargo que se pretende, por exemplo, a pessoa se especializou em gestão ambiental, mas só se descreveu como gestor.

Baixar modelo de Curriculum

Reforçar demais as habilidades e performances também pode dar um ar de arrogância e prepotência aos analisadores dos currículos, que podem acabar optando por candidatos mais ‘humildes’, outro erro muito grave é a omissão de fatos, e até aspectos profissionais mentirosos a respeito da escolaridade, dos cursos, do cargo que ocupava no ultimo trabalho e até mentiras com relação a salário, se os analisadores dos currículos perceberem o candidato poderá ser descartado na hora.

Por fim, uma perda de tempo com relação a currículo é descrever-se através de particularidades da personalidade, por exemplo, sou bem humorado, não gosto de fofoca, não falo palavrão, essas características importam na reação com os demais colegas na empresa, mas nada acrescentam nas suas experiências e habilidades profissionais, lembre-se que num primeiro momento a única avaliação que está sendo feita é sobre seu desempenho profissional.

Tipos de Curriculum Analisar Curriculum

Pesquisar
Artigos Relacionados