Curriculum vittae

links patrocinados

Curriculum vittae

Curriculum vittae

Sobre o Curriculum vittae

Ao longo das nossas vidas vamos adquirindo uma série de documentos que ganham suas obrigatoriedades a partir de determinado momento, cada um com a sua especificidade. No momento do nascimento, por exemplo, o correto é registrar a criança para ter uma certidão de nascimento, procedimento que nem sempre é feito por todos. Ao mesmo tempo, o Registro Geral é considerado obrigatório, mas também pode ser ignorado por alguns até o fim da vida.

Importância do Curriculum Vittae

Um documento totalmente facultativo é o Currículum Vittae. Este tem sua funcionalidade somente nos momentos em que determinada pessoa sai em busca de uma nova oportunidade de emprego. Por conta disso, a grande dúvida quanto a como construir um Currículo Vittae se dá na primeira vez em que procura por uma vaga de trabalho.

O Currículum Vittae é documento facultativo justamente por ser necessário somente na conquista do emprego, e isso ainda depende da vontade do empregador. Normalmente sua apresentação é obrigatória, mas em casos de indicação e empresas de família pode não existir necessidade para tal.

Porém, as agências especializadas no recrutamento de pessoal e redirecionamento de possíveis candidatos exigem o cadastro de um Currículum Vittae. Para evitar maiores complicações e atrasos no procedimento, as empresas já fazem essa exigência logo no início.

Informações contidas no Curriculum Vittae

O Currículum Vittae reúne os mais variados dados sobre a pessoa interessada na vaga de trabalho. Primeiramente, o indivíduo tem que informar suas informações pessoais, para que o empregador já possa conhecer um pouco sobre o possível futuro contratado. Assim, nome completo, idade, estado civil, endereço de residência, entre outras informações similares, são obrigatórios.

Na sequência, o empregador tem interesse em saber qual a experiência profissional daquela pessoa que está em busca de um novo emprego. Para tanto, qualquer tipo de atividade profissional é válida, contato que seja verdadeira. Muitos pensam que podem mentir no Currículum Vittae, mas é quase certo o descobrimento das informações falsas.

Outra informação que pode contribuir na seleção a partir do Currículum Vittae é indicar os horários disponíveis, qualificações extras, participações em outros projetos, além de outros dados considerados importantes pelo próprio candidato. Afinal, quem constrói o Currículum Vittae é quem sabe quais atividades foram mais importantes para a sua formação.

 

Curriculum Vitae Atualizado

Curriculum Vitae Atualizado

Sobre o Curriculum Vitae Atualizado

O Curriculum vitae é um documento que tem como finalidade demonstrar as habilidades e competências de uma certa pessoa que busca por algum emprego ou estágio. O termo provém do latim, que significa ‘trajetória de vida’, e pode ser chamado também de apenas ‘currículo’ ou ainda com o termo abreviado ‘CV’.

Objetivo do curriculum vitae

O documento trata-se de um tipo histórico, que tenta relatar a trajetória educacional, acadêmica do candidato. Ele contém ainda experiências profissionais e outras particularidades como cursos, habilidades, entre outros pontos. Ele tem por objetivo tentar representar o perfil de um candidato para um empregador, podendo ainda ser utilizado como um instrumento em situações acadêmicas para outros fins.

Papel social do curriculum vitae

O seu papel social pode variar de acordo com a política de empregabilidade e educação de cada país, assim como sua formatação, podendo ter várias formas possíveis. Normalmente, ele tenta esboçar de forma sintética as informações do candidato, sem muitas delongas. O ideal para um bom currículo é ele apresentar uma ou duas páginas. Entretanto, em casos específicos ele poderá conter mais que duas folhas, até mais que 10, em casos bem determinados.

Softwares que elaboram um bom curriculum vitae

Nos dias atuais, muitas empresas utilizam o documento como forma uma forma de pré-seleção do candidato. Hoje há programas de computadores, softwares, que permitem a criação de um curriculum vitae, onde a pessoa preenche certas informações e formulários. Depois ele presenta de forma sintética o que melhor deverá conter no currículo. Muitas empresas utiliza este recurso na internet para classificar candidatos a certos empregos.

Itens essenciais para um bom curriculum vitae

Também na internet existem modelos de currículos para os interessados em elaborar um bom documento na hora de apresentar em uma entrevista ou tentativa de uma vaga. Entre os itens que tem de haver para um bom curriculum vitae na hora de buscar um emprego é um cabeçalho, objetivo, formação, experiência profissional, qualificações e atividades profissionais e informações adicionais.

No cabeçalho deverá haver as informações pessoais. No objetivo deverá conter em que vaga ou oportunidade o candidato tem interesse em concorrer. Na formação, a pessoa deverá informar a formação acadêmica. Na experiência profissional, terá de conter uma listagem das experiências mais importantes.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados