Curriculum Vitae como fazer

links patrocinados

Curriculum Vitae como fazer

Curriculum Vitae como fazer

Sobre o Curriculum Vitae

Montar um bom currículo é o primeiro passo para conseguir uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Apesar da importância desse documento, muitos currículos apresentam erros, que chegam a desclassificar candidatos dos processos de seleção. Os principais erros são decorrentes de excessos, como veremos a seguir.

Dicas

Um currículo é um resumo das experiências profissionais e, portanto, não pode ter mais que duas páginas e não precisa de foto, a não ser que o processo seletivo para aquela vaga peça. Dependendo da empresa que esteja fazendo a seleção, que pode ser terceirizada ou não, o número de currículos avaliados é muito grande e, portanto, fica impossível, ler documentos muito grandes.

Entre os dados pessoais, não é necessário identificar seus documentos. Basta nome, endereço, telefones, e-mail, data de nascimento e estado civil. (Confira mais informações sobre o Curriculum Vitae 2011)

Ao descrever suas experiências profissionais, procure indicar somente as últimas ou as mais relevantes. Outra dica é não descrever sua personalidade, um erro muito comum que os candidatos a postos de trabalho têm cometido. No caso do envio do currículo ser por e-mail, seja bem sucinto na apresentação e claro quanto à vaga para a qual está se candidatando.

Na apresentação gráfica do currículo, não inove! Seja organizado e utilize uma fonte comum, como Arial ou Times New Roman, de preferência na cor preta. Também não é preciso colocar o título “Curriculum Vitae” ou “Currículo”. Comece pelo seu nome.

Ao final, é importantíssimo fazer uma revisão gramatical do currículo: erros cometidos contra a língua portuguesa são um péssimo indício.

Experiência

Quando a empresa para a qual você trabalhou não é muito conhecida, mencione no currículo que tipo de empresa é e seu tamanho. Em cada uma das experiências profissionais, coloque o cargo que ocupou e quais eram suas principais responsabilidades, além de resultados alcançados. Tudo isso de forma bem resumida.

Não é preciso elencar suas qualidades, como “organizado” ou “líder”. Em etapas posteriores de uma seleção, como entrevistas, é que isso vai ser mais bem observado. Além disso, colocar essas características pode gerar expectativas que podem não ser correspondidas na hora de uma dinâmica, por exemplo.

 

Curriculum Vitae 2011

Se você está procurando emprego ou se quer melhorar o que você já tem, precisa ter um bom curriculum vitae. E com a queda do desemprego e a busca por trabalhadores cada vez mais qualificados, um currículo prático e informativo é fundamental. Isso acontecerá ainda mais em 2011.

Quer você esteja entrando no mercado do trabalho, pensando em conseguir uma vaga ou melhorar a sua posição, você precisa de um bom curriculum. Afinal de contas, ele é o seu cartão de visita para o empregador.

Como fazer – Curriculum Vitae 2011

Como fazer um currículo: Você precisa conseguir reunir um máximo de informações com o mínimo de palavras. Portanto, esqueça o que for desnecessário e foque-se em alguns itens. Por exemplo: é indispensável que você coloque o seu endereço, nome, telefone e e-mail. Se você tiver um blog ou rede virtual onde divulga o seu trabalho, coloque também.

Insira suas experiências profissionais (com o nome da empresa, o cargo que exerceu e o período que ficou), a sua escolaridade (com o nome da instituição que cursou), cursos que realizou e outras competências.

Nesta fase, esqueça os cursos que não tem nada a ver com o emprego desejado. Muito legal você ter a mente aberta e fazer cursos diversos, mas seu currículo deve ser direcionado e direto e não um diário. E se você não possui nenhum curso que te qualifique para determinada vaga, talvez seja a hora de atualizar-se e buscar um bom curso.

Depois, no finalzinho, também é interessante você colocar uma carta de apresentação. Ela deve ser curta, em terceira pessoa e dizer resumidamente as suas qualidades. Lembre-se de não mentir nem exagerar em alguma vantagem que possua. Invariavelmente vão descobrir e aí vai ficar feio para você.

Ano após ano, as empresas têm buscado funcionário não só através dos currículos recebidos impressos, como também via internet. Então, fique atento aos sites das empresas, pois várias delas já disponibilizam um local para cadastro de currículo. Nestes casos, é ainda mais fundamental ter um currículo direto, já que anexar um arquivo grande e pesado pode te prejudicar.

 

Dicas

Algumas dicas devem ser seguidas para se ter um bom currículo. Por exemplo, tenha em mente que o tempo do leito é limitado e estabeleça um objetivo. Escreva tudo com linguagem coloquial, de forma a deixar a leitura fácil e agradável. Nunca utilize clichês de linguagem e advérbios vagos (muito, pouco, as vezes) devem ser evitados.

Claro, não cometa erros de ortografia, não elabore demais, ou seja, não faça rodeios, apenas diga. Não use símbolos, abreviações e nem siglas e faça e refaça quantas vezes precisar o currículo. Por fim, peça para um amigo revisar e opinar se os trabalhos mais importante citados por você, sejam de fato importantes.

Pesquisar
Artigos Relacionados