Curriculum Vitae 2010

links patrocinados

Curriculum Vitae 2010

Curriculum Vitae 2010

Sobre o Curriculum Vitae 2010

Todo mundo precisa de um curriculum vitae um dia. Ele é fundamental para quem está a procura de um emprego, pois acaba sendo sua vitrine. Por isso é importante fazer um curriculum vitae apropriado, de acordo com o que dizem as normas.

Em 2010 a economia brasileira mostrou-se mais madura e em crescimento constante, o que significa aumento de empregos e aumento da necessidade de pessoal qualificado para exercer os cargos oferecidos. É através do curriculum que os empregadores selecionam candidatos para trabalharem em seus estabelecimentos e indústrias.

O curriculum vitae pode ajudar muito ou estragar a sua possibilidade de conseguir um emprego. Por isso é preciso atenção na hora de formulá-lo: ele tem que ser moderno e enxuto, mostrando sempre aquilo que você tem de melhor.

Dicas para um bom curriculum

Especialistas afirmam que um bom curriculum é aquele que não é muito longo nem muito curto. Pode parecer estranho, já que CVs longos podem significar mais experiência profissional. Mas infelizmente, na maioria das vezes, curriculums longos demais apresentam muitas informações desnecessárias para determinada vaga.

Por exemplo, se você está buscando uma vaga de atendente em escola de inglês, não pense em incluir no CV aquele curso de corte e costura que fez quando saiu do Ensino Médio! Coloque somente aqueles cursos que possam ajudar você a conseguir tal vaga, como cursos de inglês, administração, técnico em secretariado, entre outros.

No que tange à experiência profissional, a mesma regra vale. Se a ideia é encontrar um emprego de jornalista, não adianta colocar no curriculum que já foi vendedor de uma loja de departamento e atendente de padaria na adolescência. Ao invés de o empregador reconhecer que você é uma pessoa esforçada, acabará não te levando a sério.

Para não errar na hora de elaborar o CV, vários sites e blogs disponibilizam modelos de curriculum prontos e até comentados, que facilitam muito a vida de quem ainda não tem prática no assunto.

Curriculum Pronto

Curriculum Pronto

Quem está procurando um emprego ou quem quer contratar alguém sabe a importância que tem um bom curriculum. O curriculum é o cartão de visita do profissional para conseguir uma vaga em uma empresa, e quanto melhor ele for, mais chances de conseguir um bom emprego.

O modelo de curriculum mais pedido nas empresas é o curriculum vitae. Ele contém dados básicos pessoais sobre a pessoa e também sua trajetória profissional – em que lugares trabalhou antes, que funções exerceu, quanto tempo ficou no cargo, etc.

O curriculum também contém dados sobre a escolaridade do sujeito, como onde ele concluiu o ensino médio ou superior, se fez pós-graduações, se tem conhecimento de línguas estrangeiras, informática, softwares, se fez trabalhos voluntários, estágios, entre muitas outras coisas.

O problema é que, muitas vezes, as pessoas não sabem de que maneira dispor todas essas informações em uma página, de maneira que fique apresentável e sintetizado, como todo curriculum deve ser. É por isso que alguns recorrem a modelos de curriculums prontos.

O que são os curriculums prontos

Algumas pessoas recorrem ao curriculum de outras pessoas na internet e se espelham para produzir o seu próprio. Já outras preferem encontrar modelos de currículums para preencher, e só complementar com as suas informações. Independente disso, é importante lembrar que sempre há um padrão médio a seguir, como fontes mais sérias, disposição das informações, etc.

As fotos são opcionais – geralmente uma opção do contratante. Elas são normalmente exigidas para cargos como balconistas, recepcionistas, garçons, vendedoras, etc., porque estes cargos precisam de pessoas com boa aparência e que tenham o perfil da empresa. Para os demais cargos, a foto normalmente não é exigida.

Onde encontrar curriculums prontos

Os curriculums prontos são encontrados em vários sites da internet – mas é importante ficar atento à procedência dos mesmos. Para quem preferir, algumas papelarias vendem folhas de curriculum pronto para ser preenchido manualmente.

Pesquisar