Curriculum Pronto para Primeiro Emprego

Curriculum Pronto para Primeiro Emprego

Curriculum Pronto para Primeiro Emprego

O primeiro emprego

O primeiro emprego é realmente uma difícil conquista para muitos de nós. Isso porque nos falta algo de extrema importância: as experiências profissionais anteriores àquela entrevista de emprego.

Porém, muito se engana quem pensa que a única coisa que importa no momento de conseguir esse primeiro emprego sejam as experiências passadas.

Curriculum para garantir o primeiro emprego

Com um currículo bem estruturado, passar na frente dos adversários e finalmente conseguir o primeiro emprego pode não ser uma tarefa tão difícil quanto imagina-se.

Diferentemente do que imagina o senso comum, o primeiro currículo não deve encher linguiça: estando cheio de habilidades e de coisas que o indivíduo em questão pretende aprender com essa primeira experiência.

Mas a verdade é que assim que o recrutador nota qual é a idade do entrevistado, ele já imagina que ele provavelmente não tem muitas experiências. Dessa forma, isso nunca é visto como um problema.

Por outro lado, é claro que o indivíduo em questão deve mostrar suas habilidades em outros quesitos: qual foi a sua formação escolar ou universitária, qual ou quais idiomas se dedicou à aprendizagem, trabalhos voluntários ou até mesmo experiências informais.

Sendo assim, o currículo capaz de garantir o seu primeiro emprego é aquele que conta com os seus conhecimentos gerais, suas habilidades com idiomas e demais cursos profissionalizantes ou extracurriculares que possam ter sido realizados pelo candidato em questão. É também importante que o indivíduo tenha pelo menos algum tipo de conhecimento em relação à vaga que está se candidatando.

Diferenciais que contam e muito

Os bicos que já foram feitos por aí, experiências como voluntário e outros diferenciais contam e muito também para quem está à procura do primeiro emprego.

Nesse caso, é importante citar no currículo trabalhos que já foram realizados mesmo que de maneira informal ou em alguma empresa da família, por exemplo. Os trabalhos voluntários, como aqueles realizados uma vez a cada 15 dias em alguma instituição de caridade também devem ser levados em consideração.

Além disso, vamos imaginar que você fez um intercâmbio no ano passado: seja para estudar na universidade, para estudar algum novo idioma ou até mesmo para trabalhar como voluntário em alguma instituição desse país. Certamente essas informações também contam bastante no seu currículo, e por isso, você não pode deixá-las de fora: isso mostra o quanto você está disposto a aprender, assim como demonstra também a sua dedicação para participação em diferenciados projetos.

Além disso, os seus projetos de iniciação científica (como é o caso do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso) e a própria atuação como trainee ou estágio (ou simples visitas) em empresas júnior também fazem parte do seu currículo.

Mais informações

Montar o currículo para o seu primeiro emprego pode ser mais fácil (e vantajoso!) do que você imagina.

Para compor esse documento, primeiro conte com os seus dados pessoais: nome completo, data de nascimento, endereço, estado civil e contato podem já ser informações suficientes.

Isso feito, escreva em algumas linhas os seus objetivos com a vaga, ou seja, qual o seu cargo de interesse.

Depois, parta para a sua formação acadêmica, ou seja, especifique qual foi o seu último grau de escolaridade (seja o ensino médio, a faculdade e assim por diante).

Por fim, mostre quais são os seus diferenciais, como cursos extracurriculares e de idiomas. Também não deixe de mostrar suas experiências com trabalhos voluntários, intercâmbios, projetos científicos e outros.

GD Star Rating
a WordPress rating system
Curriculum Pronto para Primeiro Emprego, Nota: 2.8 de 5 com 6 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados