Curriculum Pronto 2011
Curriculum pronto 2011
Procurando um emprego
Quem está em busca de um emprego precisa comprovar para o recrutador que é capacitado para a vaga anunciada. E a melhor maneira de fazer isto é através de um currículo bem elaborado.
Como um bom currículo deve ser
De nada adianta ter bastante experiência e ser capacitado para a vaga se o candidato não souber como se expressar no papel.
O currículo funciona como um cartão de visitas para um recrutador, reunindo as principais características do trabalhador.
Se mal elaborado, pode colocar tudo a perder e impedir que a pessoa conquiste uma vaga em determinada empresa.
Nunca é demais salientar que o candidato jamais deve mentir em seu currículo, adicionando empregos que nunca ocupou ou dizendo que seu nível de inglês é avançado se ainda não passou do básico.
Também é importante relembrar que neste caso, menos é mais. Todos os campos devem ser preenchidos de maneira sucinta, objetiva e sem enrolação.
Estrutura do currículo
Todos os currículos, independente da área do candidato, devem possuir uma estrutura básica. O primeiro elemento que deve constar no currículo são os dados pessoais, incluindo nome completo, endereço e números de telefone e e-mail para contato. Todos os dados para contato devem ser atualizados, afinal, o recrutador não deve ter que se esforçar na hora de encontrar o candidato para convocá-lo para uma entrevista.
Logo abaixo deve vir o objetivo profissional, que nada mais é do que a área e o cargo de interesse do candidato. Recomenda-se definir apenas uma área e um cargo e não “atirar para todos os lados”.
O item seguinte são as qualificações, ou as habilidades que o candidato possui e que podem ser úteis para a vaga a qual ele está se candidatando. Na sequência o trabalhador deve informar sua formação acadêmica, incluindo graduação e pós-graduação, com ano de conclusão e nome da instituição frequentada.
O próximo passo é incluir os idiomas nos quais se tem fluência e também os cursos frequentados. Vale lembrar que é interessante citar apenas os cursos que tenham servido para a qualificação profissional, como informática e oratória.
Por fim, o candidato deve incluir toda sua experiência profissional, detalhando de forma decrescente as empresas em que trabalhou, por quanto tempo, os cargos que ocupou, as principais atividades exercidas e os resultados alcançados.
Currículos prontos
Apesar de as dicas mostradas acima serem simples e muito práticas, quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho pode ter dificuldade para montar seu currículo. Neste caso, os currículos prontos disponíveis na internet podem ajudar.
O próprio site da Microsoft Office relaciona uma série de modelos em Word, permitindo que o candidato faça o download e edite o documento diretamente no programa.
O site da revista Info também concentra alguns modelos de currículos, sendo que há várias opções para os mais diversos perfis de candidatos.
Quem opta por um currículo pronto para montar o seu precisa revisar muito bem o documento antes de enviá-lo para os recrutadores, afinal, uma informação equivocada pode comprometer a carreira do candidato.