Curriculum Pronto 2011

links patrocinados

Curriculum Pronto 2011

Curriculum pronto 2011

Procurando um emprego

Quem está em busca de um emprego precisa comprovar para o recrutador que é capacitado para a vaga anunciada. E a melhor maneira de fazer isto é através de um currículo bem elaborado.

Como um bom currículo deve ser

De nada adianta ter bastante experiência e ser capacitado para a vaga se o candidato não souber como se expressar no papel.

O currículo funciona como um cartão de visitas para um recrutador, reunindo as principais características do trabalhador.

Se mal elaborado, pode colocar tudo a perder e impedir que a pessoa conquiste uma vaga em determinada empresa.

Nunca é demais salientar que o candidato jamais deve mentir em seu currículo, adicionando empregos que nunca ocupou ou dizendo que seu nível de inglês é avançado se ainda não passou do básico.

Também é importante relembrar que neste caso, menos é mais. Todos os campos devem ser preenchidos de maneira sucinta, objetiva e sem enrolação.

Como fazer um curriculum

Estrutura do currículo

Todos os currículos, independente da área do candidato, devem possuir uma estrutura básica. O primeiro elemento que deve constar no currículo são os dados pessoais, incluindo nome completo, endereço e números de telefone e e-mail para contato. Todos os dados para contato devem ser atualizados, afinal, o recrutador não deve ter que se esforçar na hora de encontrar o candidato para convocá-lo para uma entrevista.

Logo abaixo deve vir o objetivo profissional, que nada mais é do que a área e o cargo de interesse do candidato. Recomenda-se definir apenas uma área e um cargo e não “atirar para todos os lados”.

O item seguinte são as qualificações, ou as habilidades que o candidato possui e que podem ser úteis para a vaga a qual ele está se candidatando. Na sequência o trabalhador deve informar sua formação acadêmica, incluindo graduação e pós-graduação, com ano de conclusão e nome da instituição frequentada.

Primeiro emprego

O próximo passo é incluir os idiomas nos quais se tem fluência e também os cursos frequentados. Vale lembrar que é interessante citar apenas os cursos que tenham servido para a qualificação profissional, como informática e oratória.

Por fim, o candidato deve incluir toda sua experiência profissional, detalhando de forma decrescente as empresas em que trabalhou, por quanto tempo, os cargos que ocupou, as principais atividades exercidas e os resultados alcançados.

Currículos prontos

Apesar de as dicas mostradas acima serem simples e muito práticas, quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho pode ter dificuldade para montar seu currículo. Neste caso, os currículos prontos disponíveis na internet podem ajudar.

Estrutura do Curriculum

O próprio site da Microsoft Office relaciona uma série de modelos em Word, permitindo que o candidato faça o download e edite o documento diretamente no programa.

O site da revista Info também concentra alguns modelos de currículos, sendo que há várias opções para os mais diversos perfis de candidatos.

Quem opta por um currículo pronto para montar o seu precisa revisar muito bem o documento antes de enviá-lo para os recrutadores, afinal, uma informação equivocada pode comprometer a carreira do candidato.

Curriculum pronto Mandar curriculum via emal

Pesquisar