Curriculum Lattes como fazer

links patrocinados

Curriculum Lattes como fazer

Curriculum Lattes como fazer

Sobre o Curriculum Lattes

O currículo Lattes é um importante instrumento para organização da vida acadêmica dos pesquisadores brasileiros, sendo utilizado para análises e avaliações tanto dos indivíduos quanto das instituições e da própria pesquisa científica no Brasil.

A Plataforma Lattes, desenvolvida e mantida pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) integra a base de dados desses currículos, além de dados sobre instituições da área de ciências e tecnologias. Com esse banco de dados, fica mais prático conhecer a avaliar a produção científica do país.

As informações da Plataforma Lattes, portanto, fornecem subsídios para apoiar atividades de gestão da pesquisa, como também para formular e implantar políticas para a ciência e a tecnologia no Brasil.

Como criar currículo Lattes

Para criar o currículo Lattes, entre na página do CNPq e clique no link “Plataforma Lattes”. Na página aberta, entre em “Cadastrar-se”. Preencha os campos com os dados solicitados, como e-mail e senha para acesso a plataforma e clique em “Próxima”. (Confira também sobre a busca CNPQ Lattes)

Depois você deve informar dados pessoais, contatos, formação e instituição em que estudou ou está estudando, atuação profissional, área de atuação e conhecimento de idiomas. Também é possível incluir uma foto no cadastro.

Realizados esses procedimentos básicos, você pode acessar seu currículo e colocar mais informações, como produção científica, projetos dos quais participa, registro de patentes, entre outras coisas.

O usuário pode atualizar seu currículo Lattes a qualquer momento. Na hora de atualizar, faça as modificações que desejar e não se esqueça de confirmar o envio, clicando em “enviar”, no topo da página inicial. Clicando nesse link, uma janela será aberta com seu currículo completo e, ao final, um termo de compromisso de que as informações fornecidas são verdadeiras. Se você não fizer esse procedimento, as informações não serão atualizadas.

Importância do Lattes

As informações fornecidas no currículo Lattes são usadas pelo CNPq em avaliações da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; em processos de seleção de consultores, de grupos assessores e de membros de comitês; como base para avaliação da pesquisa e da pós-graduação no Brasil, entre outras coisas.

O Lattes também é usado por instituições de ensino superior e outras agências de fomento à pesquisa para análise de mérito e competências, em processos de seleção.

Lattes Atualizar Currículo

Lattes Atualizar Currículo

Sobre o Lattes Atualizar Currículo

Todo mundo já ouviu falar sobre o currículo profissional, conhecido como currículo vitae, no qual estão agrupadas todas as informações da vida profissional de um candidato a uma vaga de trabalho e suas informações de contato.

O que é o currículo Lattes?

Mas nem todo mundo sabe que existe um outro tipo de currículo que é muito utilizado por estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. É o currículo Lattes, um documento onde são agrupadas todas as informações sobre a carreira acadêmica de uma pessoa.

Neste tipo de currículo estão disponíveis, por exemplo, informações sobre a formação acadêmica, projetos, artigos científicos publicados, participações em bancas e congressos e muitas outras informações do gênero.

Como fazer seu currículo Lattes?

Quem ainda não tem o seu currículo Lattes pode fazê-lo através do site do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na internet. Para quem não sabe, o CNPQ é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia que foi criada para fomentar a pesquisa científica e tecnológica em nosso país, além de se dedicar à formação de recursos humanos.

Para cadastrar o seu currículo Lattes na página do CNPQ é só acessar a página do órgão e procurar pelo link “Cadastrar Currículo”. Depois disso, é só preencher o formulário que será disponibilizado com as suas informações pessoais e acadêmicas.

Depois de completar o currículo com as suas informações, o seu currículo ficará disponível para quem fizer pesquisas online ou ainda o usuário pode ter a opção de imprimi-lo diretamente da página.

Como atualizar o currículo Lattes?

Aquelas pessoas que já tiverem o seu currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPQ também podem a qualquer momento realizar atualizações. Para isso, é só entrar na página inicial do Lattes no CNPQ e clicar no link “Atualizar”.

Uma nova página será aberta no navegador, onde o usuário deverá fornecer seu nome de usuário e senha. Depois disso, a pessoa terá acesso ao seu currículo e poderá fazer as alterações e inclusão de informações que achar necessária. Salve as alterações e publique novamente o seu currículo. Simples, fácil e rápido.

Pesquisar
Artigos Relacionados