Curiosidades sobre o Açúcar

links patrocinados

Curiosidades sobre o Açúcar

Você é viciado em açúcar mas não sabe porquê? Pois saiba que este alimento pode viciar e pode ainda afetar as estruturas do nosso cérebro. Mas, alguns exercícios físicos simples podem ajudar a combater a compulsão por açúcar. Confira aqui algumas curiosidades sobre este alimento. Pode-se dizer que de certa forma o açúcar vicia sim. Isso acontece porque ele acaba afetando os mensageiros químicos cerebrais que proporcionam a sensação de bem estar e de recompensa, também chamados de serotonina e dopamina. Apesar de ter um efeito bem diferente do que é causado pelas drogas, o açúcar pode sim causar uma confusão no nosso cérebro e nosso corpo, fazendo com que o indivíduo se torne viciado no mesmo, o que pode levar a uma compulsão alimentar.

Bem estar e mau humor

Curiosidades sobre o Açúcar Conheça as Curiosidades sobre o Açúcar

Você sabia que ficar mal de mau humor quando não come algum doce ou perder o controle da quantidade ingerida de açúcar são alguns dos sintomas causados pela falta ou então pelo excesso de açúcar no sangue. Além disso, pode-se dizer que comer um chocolate ou algum outro doce proporciona bem estar porque o açúcar contido neste alimento sobre rapidamente ao sangue, aumentando assim os níveis de serotonina (responsável pela sensação de bem estar). Se há uma queda de açúcar, a vontade de ingestão é estimulada pelo corpo. Vale ressaltar que o açúcar está presente até mesmo nos salgadinhos, nas batatas fritas e o pão branco. Estes alimentos são capazes de se transformar de maneira rápida em açúcar no sangue, levando assim o nosso organismo a um total desiquilíbrio.

Saiba mais sobre Curiosidades sobre o Açúcar

Livrando-se da compulsão por açúcar

Uma boa dica para conseguir se livrar da compulsão por açúcar é evitar ter aqueles docinhos em casa. Se a vontade for totalmente incontrolável, o ideal é que você vá até uma padaria, doceria ou supermercado, coma o chocolate e volte imediatamente para casa. Evite ainda levar doces para viagem. Agindo dessa forma, você conseguirá evitar cair em tentação e se livrará de situações de risco.

Açúcar

Confira mais

Outra dica para se livrar da compulsão por açúcar é investir na ingestão de alimentos ricos em proteínas magras, como o frango, os ovos, a carne, o peixe, os shakes e os iogurtes. Estes alimentos proporcionam uma alta sensação de saciedade justamente porque eles são digeridos de forma lenta. Além disso, eles fornecem matéria-prima para a construção de massa magra e ainda não costumam causar picos de glicose no sangue.

Conheça mais as Curiosidades sobre o Açúcar

Mandando para longe a compulsão

Outra dica para mandar de vez para longe a compulsão por açúcar é praticar exercícios. Eles ajudam a elevar os níveis de dopamina, serotonina e ainda de endorfina, melhorando assim a química do nosso cérebro. Além disso, pessoas que tem o hábito de praticar exercícios começam a melhorar a sensação de bem estar e passam a desejar alimentos mais saudáveis. Outra dica é tomar atenção com os rótulos dos produtos. Isso porque, mesmo que você não leia a palavra no rótulo, saiba que ele pode estar camuflado com outro nome.

Pesquisar
Artigos Relacionados