Curiosidades do Egito

links patrocinados

Curiosidades do Egito

Considerado por muitos o maior museu a céu aberto do mundo, o Egito é um país muito distante do nosso, não só em quilometragem, mas também em relação aos seus costumes, culturas e aspectos sociais. Sua cultura é extremamente rica e a religião resulta em padrões bem diferentes de comportamento se forem comparados com nós brasileiros.

Muito se fala da tradição egípcia, assim como sobre a arquitetura quase inexplicável e surpreendente de suas pirâmides. Mas como é o país atualmente e quais são as suas particularidades culturais? São esses os pontos que realmente queremos responder com esse texto sobre as curiosidades do Egito.

Lugar Incomum

O Egito não é necessariamente a melhor opção para quem busca conforto, comodidade e vida boa sem preocupações. Não que o local não tenha instalações confortáveis, pelo contrário, existem hotéis com ótimas estruturas para receber os visitantes.

Porém, o choque cultural é grande e perfeito para turistas que não se importam ou que até buscam um lugar realmente diferente, onde muitas das visões nem sempre serão as mais agradáveis possíveis. Ao escolher o Egito como próximo destino ,também é preciso estar aberto para conviver com uma identidade religiosa muito presente e diferente do cristianismo, por exemplo.

No país, grande parte da população é islâmica e segue à risca todas as tradições da religião, proporcionando assim um cenário único de modos, costumes e vestuários de seus moradores. No caso das mulheres, apenas partes como os pés, mãos e rosto são permitidas de serem exibidas, caso contrário, até a transparência deve ser evitada pelas moradoras.

O conservadorismo em relação ao gênero também se inclui em ambientes públicos voltados à religião. Nas mesquitas, por exemplo, existe uma abertura para os homens e outras para mulheres, deixando-os totalmente separados.

Caso você pense em visitar o país e levar a sua cultura, pense duas vezes, pois no caso das mulheres, por exemplo, a entrada nesses centros religiosos só é permitida desde que você cubra pelo menos os cabelos e ombros. Por isso, quando pensar em uma visita, trate de providenciar um traje adequado.

Afetividade masculina e Poligamia

Como já citamos anteriormente, o Egito é um país bem conservador, por isso costuma ser muito estranho aos olhos dos visitantes o fato de muitos homens se tratarem com um carinho que nos parece excessivo. Porém, não há motivos para o estranhamento, pois essa questão dos homens andarem abraçados ou de mãos dadas, nada mais é do que um costume que não representa uma orientação sexual.

A concentração de homens nas ruas, andando em duplas ou grupos, é muito grande e com certeza notada pelos visitantes, já que as mulheres evitam sair, principalmente sozinhas, sendo essa mais uma curiosidade do Egito.
Outro fato que pode causar estranheza é a questão da poligamia ser permitida no país. Pode ser que os turistas se deparem com senhores com duas esposas, por exemplo.

Grãos, Kebabs e Fast-Food

Independente do que muitos possam pensar, o abismo entre o que comemos no Brasil com o que se come no Egito não é tão grande assim, talvez pelo fato de estarmos consumindo uma culinária cada vez mais variada.

Muitos dos que visitam o Egito não voltam necessariamente com ares de estranhamento à culinária, mas sim com elogios, pois os alimentos possuem um preparo simples e são bastante saborosos. Entre eles, podemos destacar os grãos e o pão árabe, sempre fresquinho.
Mas, para quem não se aventura na culinária típica, é possível encontrar diversas redes de fast-food, que servem refrigerantes e petiscos que consumimos sempre.

Visões Impressionantes

Quando citamos que o Egito não é um lugar necessariamente reconfortante em nossas curiosidades, não nos referíamos de forma alguma a beleza de suas pirâmides e ao seu povo, que mesmo tão diferente, é hospitaleiro e simpático.

Nos referíamos às áreas de extrema pobreza, onde existe um certo caos, principalmente em torno dos turistas, que são as pessoas com mais poder financeiro e que, por isso, são assediadas para comprar diversos produtos.

Outro fato chocante que podemos citar em nossas curiosidades do Egito é que as margens do Rio Nilo não proporcionam uma imagem necessariamente bonita, mas sim uma bem real, onde o lixo e a falta de condições de higiene são muito degradantes.

Pesquisar
Artigos Relacionados