Culinária ucraniana: características e principais pratos

links patrocinados

Culinária ucraniana: características e principais pratos

Quem não gosta de conhecer a culinária típica dos países, além dos sabores diferentes elas trazem um pouco da história e da tradição de cada nação. E em geral são bastante marcantes, já que as pessoas estão acostumadas com os pratos servidos na sua terra, mas que tal saber um pouquinho sobre a culinária de outro país, antes de visitar um restaurante típico? Assim você já vai saber os ingredientes que compõem cada prato. E a começar pela culinária ucraniana, uma das mais peculiares do mundo e muito saborosa, veja quais são suas características e quais são os principais pratos.

Culinária Ucraniana: características

Uma das principais características da gastronomia ucraniana são os pratos leves, mas com muito sabor.

Culinária ucraniana: características e principais pratos Pratos ucranianos

Nada de comidas ‘pesadas’, muito calóricas e de difíceis digestão, além disso, os sabores picantes também não estão presentes nessa culinária, porém o sabor agridoce é uma das fortes características magistrais.
Além disso, os ucranianos valorizam e muito a primeira refeição do dia, o café da manhã. Por isso você vai encontrar no desjejum da Ucrânia ou dos restaurantes ucranianos, os alimentos mais fortes e importantes da alimentação, como ovos, peixe, carne, iogurtes, papila de sêmola, uma tradição dessa cozinha. Além disso, a culinária ucraniana permite que alguns pratos sejam elaborados em outro horário, por exemplo, a noite para servir no próximo almoço, porem mantém um sabor único.

Preparo dos pratos ucranianos

Preparo dos pratos

Outra característica dessa culinária, é o misto da cozinha oriental com a ocidental, que resulta em sabores incríveis. Outro motivo que dá aos pratos um sabor único, é a forma de preparo que em geral combina-se entre assar, fritar e panificar cada prato. Além disso as receitas costumam contar com lista de vinte, trinta ingredientes.

Gastronomia ucraniana

Culinária Ucraniana: principais pratos

Outros pratos muito conhecidos da cozinha ucraniana, são as sopas, que variam entre as com verduras e de beterraba, que está entre as mais conhecidas.
A carne também é muito presente nessa culinária, e as preferidas são de vitela, novilho, bovino, sendo que a presença dos peixes, como esturião e salmão- é quase que essencial e os faisões e perdizes ganham destaque. Porém para equilibrar os sabores fortes de algumas carnes, entra todo o talento dessa cozinha, com os variados molhos que tem sabor mais suave. E os pratos feitos à base peixe mais conhecidos são o papilloteou e relheno. Para as sobremesas, ficam o tvorog- parecido com o creme do requeijão, iogurte, mousse gelado de diversos sabores, tortas e os queijos.

Pratos tíopicos da Ucrânia

Culinária ucraniana: bebidas

Outras receitas que se destacam na culinária da Ucrânia, são as bebidas quentes de mel e frutos muito conhecidas mundialmente. Além disso, os bolinhos, a palianystia e o borsch também são destaques. Com uma variação de frutos, bagas, cogumelos, peixes, aves, carnes e legumes que estão sempre presentes nos pratos. Em geral os pratos com carne contam com carne suína, feita em geral estufada e torrada.

Pesquisar
Artigos Relacionados