Culinária libanesa: características e principais pratos

links patrocinados

Culinária libanesa: características e principais pratos

Ao contrário da maioria das culinárias, a libanesa não divide os pratos entre entrada e prato principal, mas servem tudo junto por gostatem de mesas fartas. Apenas as sobremesas são servidas separadamente. Gosta da culinária do Oriente Médio? Então vamos conhecer um pouco mais da culinária libanesa, suas características e seus principais pratos.

Características

Culinária libanesa: características e principais pratos Conheça a Culinária libanesa: características e principais pratos

Culinária do Oriente Médio costuma ser leve e de fácil digestão e o segredo para isso está nos ingredientes escolhidos para suas receitas, que são sempre frescos e naturais. Além disso, é uma culinária saudável devido as especiarias que possuem propriedades que fazem bem ao sistema circulatório e digestivo, por exemplo.
Os pratos libaneses tem interferência das tradições europeias, mediterrâneas e orientais e está diretamente ligada a culinária da Síria.

Culinária libanesa: características

Principais ingredientes da culinária libanesa

Os principais ingredientes dessa culinária são, além das frutas, verduras, legumes e carnes, especiarias como canela, gergelim, cravo, açafrão, pimenta, cominho, páprica, noz moscad, cebolinha, salsa, hortelã e coentro.

Culinária libanesa:  principais pratos

Produtos poucos conhecidos no Brasil

Muitos dos ingredientes muito usados e apreciados na cozinha árabe são pouco conhecidos no Brasil, assim como a água de rosas e água de flor de laranjeira, que são líquidos perfumados, extraídos das flores e utilizados em caldas e doces; o cardamomo, que são sementes utilizadas secas no café; a essência de romã, que é um xarope de suco da fruta que substitui o limão e o vinagre em suas receitas e a pimenta síria, que é uma mistura de especiarias moídas.

Além desses, existe também o pinholes, que são pinhões do Mediterrâneo, colhidos de árvores que só começam a produzí-los depois de cem anos e, por esse motivo, são usados apenas em comemorações, em recheios e decorações de pratos; o sumagre, que trata-se de um arbusto com folhas vermelhas, de onde fazem temperos bastante utilizados no tempero de carnes; o mahlab, que é um grão tipicamente árabe, utilizado em doces; o kishk, farinha feita da mistura de coalhada com trigo grosso e o miski, uma resina vegetal usada para aromatizar doces.

Culinária libanesa: características e principais pratos - saiba mais

Principais pratos da culinária libanesa

Entre os pratos principais estão o kibe assado, composto de trigo para kibe, carne magra de boi, cebola, pimenta da jamaica, pimenta do reino, nozes e canela; o Malabie, que é feito de amido de milho, açúcar, miski, leite, água de flor de laranjeira e damascos; e a Kafta, que tem entre seus ingredientes a carne bovina, o bacon, manjericão, salsa, páprica doce e picante, cominho, menta fresca e canela.

Além deles, outros pratos sempre encontrados nas mesas libanesas são o Homus, feito com grão-de-bico cozido, tahini, limão, azeite e alho; a Babaganuche, com berinjeças, molho tahine, limão, alho e salsinha; a coalhada seca, feita com leite, iogurte ou coalho e gotas de limão; e a esfiha aberta, que tem recheios variados.

Pesquisar
Artigos Relacionados