Culinária chinesa: características e principais pratos

links patrocinados

Culinária chinesa: características e principais pratos

A culinária dos países costuma levar em seus pratos tradições, costumes e gostos daquela determinada localidade e seu povo. Algumas gastronomias acabam famosas no mundo inteiro, fazendo com que outras pessoas acabem gostando daqueles pratos e os consumindo. Entre os países que possui uma culinária conhecida e apreciada em todo o mundo está a China. Seus temperos, sabores e aromas despertam sensações e deixam muitas pessoas com água na boca. Pratos cheios de cor e cheiro para aqueles que apreciam a boa mesa e fazem das refeições um verdadeiro ritual. Conheça as delícias da culinária chinesa, suas características e principais pratos.

Características da culinária chinesa

A culinária chinesa é muito famosa devido a quantidade de cores em seus pratos, que também são cheios de sabor e aromas variados.

Culinária chinesa: características e principais pratos Culinária chinesa

Para dar toda essa magia aos seus pratos, os chineses utilizam alguns ingredientes em sua gastronomia como gengibre, alho poró e pimenta.Na parte norte do país, os chineses costumam comer muitas frituras e massas como pastéis, talharim, bolinhos, entre outros. Os pratos que fazem parte da gastronomia da região sul da China, por sua vez, são variados. Os chineses também têm o costume de misturar alimentos salgados com doces, quentes com frios, e picantes com aqueles agridoces, dando um toque todo especial, e único, para os seus pratos.

Pratos da Culinária chinesa

Comidas exóticas da culinária chinesa

Além de todos esses ingredientes e misturas inusitadas, a culinária chinesa também é muito famosa por utilizar comidas exóticas e itens nada convencionais em seus pratos. O que muitos não estão acostumados a saborear, para os chineses é algo absolutamente muito normal e natural. A culinária chinesa leva em seus pratos iguarias como carne de cachorro, gafanhotos, barbatanas de tubarão, escorpiões, cobras e muito mais. Mas isso também possui uma explicação. Os hábitos alimentares exóticos dos chineses apareceram em decorrência do período de pobreza, carência e guerra. Em meio a isso, o povo precisou se adaptar e encontrar novos alimentos.

Culinária chinesa: características

Pratos típicos que fazem parte da culinária chinesa

A culinária chinesa conta com vários pratos com muito sabor para paladares que são exigentes e não têm medo de provar o diferente. Entre os principais pratos da culinária chinesa está o Song Shu Gui You, um peixe frito com molho e pele crocante. Outro prato é o Chun Juan, muito conhecido pelos ocidentais pelo nome de rolinho primavera; que consiste em enrolados fritos recheados com legumes. O Camarão Trovão é outro prato que está entre os principais, que consiste em um camarão ao molho vermelho apimentado. Outros principais pratos da culinária chinesa são: Tofu recheado, Bolinho de arroz recheado, Yang Zhou Chao Fan, Camarão à moda de Xangai, Qing Tang Yu Wan e Caranguejo cozinho no vapor.

Culinária chinesa: principais pratos

Curiosidades

Assim como os japoneses comem com os famosos hashis, os chineses também possuem o hábito de se alimentarem com instrumentos que se assemelham a estes “pauzinhos”. De acordo com a cultura chinesa, este tipo de talher deixa os alimentos muito mais gostosos do que se eles fossem consumidos com garfo e faca. Os chineses também não bebem enquanto estão comendo. Agora que você já conhece um pouco mais sobre a culinária chinesa, que tal saborear os principais pratos? Ou ainda se aventurar nas mais exóticas comidas orientais? Procure um restaurante especializado ou faça uma viagem para este incrível país.

Pesquisar
Artigos Relacionados