Cuidados com cães no Réveillon

links patrocinados

Cuidados com cães no Réveillon

O período de festas de final de ano é muito divertido para as pessoas, mas pode ser bastante estressante para os animais de estimação, principalmente no Réveillon, devido à queima de fogos. Isso acontece porque os cães têm uma audição extremamente apurada e, por isso, os fogos se tornam assustadores.

Em alguns casos, os cães podem não se importar muito com os fogos, mas estes são minoria. Na grande maioria dos casos, os animais ficam claramente ansiosos e, em situações mais graves, podem acabar fugindo, na esperança de escapar dos barulhos. Por isso, infelizmente, as ONGs de proteção animal relatam muitos casos de animais perdidos após as festas de final de ano.

Felizmente, basta tomar atitudes simples para que o cão fique a salvo durante o período dos fogos. Embora seja um momento de grande incômodo para os animais, a queima de fogos é rápida: seu auge dificilmente supera os dez minutos. E, no dia seguinte, tudo voltará ao normal. Confira, abaixo, alguns cuidados com cães no Réveillon.

Preparação

Cuidados com cães no Réveillon Confira os Cuidados com cães no Réveillon

Alguns animais ficam muito mais assustados com os fogos do que outros. Isso acontece, principalmente, entre cães que estão acostumados com um ambiente doméstico mais tranquilo, em casas que não têm crianças, por exemplo. Alguns destes animais podem até mesmo se assustar com assobios ou carros mais barulhentos.

Por isso, antes mesmo de pensar em fogos de artifício, você deve preparar seu cão para lidar com barulhos. Isso pode ser feito de maneira simples, expondo o animal a momentos com barulhos um pouco altos, mas associados a bons momentos – como, por exemplo, passear com o cão em lugares movimentados, desde os primeiros meses de vida.

Conheça os Cuidados com cães no Réveillon

Cuidados básicos com os cães no Réveillon

Contudo, mesmo os cães mais acostumados com barulho podem se estressar no Réveillon. Isso porque, para o animal, a barulheira dos fogos é inexplicável, diferente de tudo o que aconteceu nas noites anteriores. A primeira coisa que o dono deve fazer é se mostrar seguro na noite de Réveillon, passando tranquilidade para o animal.

Mesmo que o cão não costume ficar dentro de casa, a noite de Réveillon deve ser uma exceção. Deixe o cão em um ambiente seguro, onde ele possa se refugiar caso sinta medo (como a parte de baixo de uma cama, por exemplo). Evite locais com grades, pois os animais podem tentar forçar a passagem e se machucar. Se você tem mais de um cão, o ideal é separá-los durante este período, pois o estresse pode originar brigas.

Quais os Cuidados com cães no Réveillon

Outros cuidados com cães no Réveillon

Embora seja mais raro, pode ser necessário medicar o cão durante a queima de fogos. Contudo, isso nunca deve ser feito por conta própria. Se o seu cão fica muito estressado durante o Réveillon, consulte um veterinário e explique o problema.

Cuidados com cães no Réveillon - saiba mais

Importante

Mesmo com todos os cuidados, os cães podem acabar escapando durante o Réveillon (ou em qualquer outro período). Por isso, é muito importante se prevenir. Deixe sempre uma identificação bem visível na coleira do animal, com o telefone de seu dono.

Pesquisar
Artigos Relacionados