Cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF

links patrocinados

Cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF

O CPF – Cadastro de Pessoa Física é um dos documentos mais importantes do brasileiro, já que se trata de um número único para cada indivíduo. Para não deixar essa informação cair nas mãos de terceiros de forma indevida, veja quais são os cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF.

Muita atenção com que compra pela Internet

É normal que os sites de compras pela Internet exijam o CPF para formalizar o cadastro de um usuário, entretanto, isso abre brechas para que páginas se apropriem desse recurso com outros propósitos. Entre os cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF está o de não ir inserindo o número em qualquer plataforma que pede o mesmo.

Cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF Confira os Cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF

Procure em arquivos do site do Procon os sites não recomendados ao consumidor, já que podem cometer fraudes e ainda roubar o seu número para fins ilegais. Na lista dos cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF, sempre esteja informado se aquela plataforma é segura antes de inserir quaisquer outros dados pessoais também, como o RG, nome completo ou endereço, que são igualmente privados.

CPF

Cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF: faça boletim contra roubos

Se alguém roubar o seu Cadastro de Pessoa Física ou você perdeu e não sabe onde foi parar, o mais indicado entre os cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF é registrar um boletim de ocorrência na polícia. Também envie um alerta as centrais de proteção ao crédito, sendo a primeira coisa a ser feita depois de constatar o roubo, furto ou desaparecimento. Sendo dos cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF, isso é importante para que, caso alguém use seu número, você tenha como provar que é vítima de um golpe com seu nome.

Saiba os cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF

Jogando papeis e documentos no lixo

Quando se tem em mãos qualquer papel ou documento que possua o número de seu CPF inserido nele, um dos cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF é não jogar em qualquer lixo. Se estiver na rua ou no trabalho, espere para chegar em casa antes de descartar, cortando sempre em pedacinhos para que o número não possa ser entendido.

Cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF - saiba mais

Cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF: faça consultas ao número

Um dos cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF é também fazer consultas periódicas sobre como está o estado legal do seu número. Dá para se fazer esse tipo de análise forma gratuita e segura nos sites oficiais do SERASA Experian ou do SPC, que têm como objetivo informar informações de pendências ou dívidas, por exemplo.

Cuidado também com sites fraudulentos que possam se apropriar do domínio desses órgãos, entrando sempre nas páginas oficiais antes de digitar seus dados. Entre os cuidados a serem tomados na hora de usar o CPF, é importante que isso seja feito pelo menos uma vez por mês para não perceber que algo está errado quando já está uma grande bola de neve.

Pesquisar
Artigos Relacionados