CTB atualizado 2014

links patrocinados

CTB atualizado 2014

O Código de Trânsito Brasileiro é uma Legislação relativamente recente no cenário nacional. Ele é composto por 341 artigos, no total, contando com aqueles que foram revogados ou vetados pelo Presidente da República. Confira mais informações sobre como está e como consultar o CTB atualizado 2014.

Sobre o Código de Trânsito Brasileiro

CTB atualizado 2014 CTB atualizado

CTB é uma sigla que serve para designar o Código de Trânsito Brasileiro, um conjunto de leis que regula a atuação dos veículos, motoristas e demais cidadãos nas ruas e estradas do país. O mesmo sempre passa por atualizações, conforme as autoridades acham que é melhor, como aconteceu com a Lei Seca, em anos anteriores. É dever de todo motorista e passageiro saber sobre o CTB atualizado 2014 e sobre as regras de trânsito.

A história do código começou no final da década de 90, mais precisamente em 98, quando ele entrou em vigor. Até virar o CTB atualizado 2014 que é hoje, essas leis passaram por avaliações que foram feitas por autoridades nacionais e também internacionais. Ao todo, são 20 capítulos no qual cada um regula um tipo de atuação ou punições, por exemplo.

CTB

Medidas a serem cumpridas no CTB atualizado 2014

Existem algumas metas que o CTB atualizado 2014 visa cumprir nesse ano vigente. Entre elas está a de aumentar os processos de segurança dentro do trânsito e também de promover práticas de educação sobre o trânsito. Está ainda entre os objetivos de 2014 aumentar as medidas de acessibilidade, além de divulgar e promover melhor qualidade ambiental.

No CTB atualizado 2014, ainda é previsto que toda a sociedade trabalhe junta para que o exercício da cidadania seja respeitado, além de também ajudar no fortalecimento no Sistema Nacional de Trânsito já vigente no país.

Confira CTB atualizado 2014

O que pode ser encontrado no Código de Trânsito Brasileiro

O CTB atualizado 2014 é separado de acordo com os deveres e normas de conduta do cidadão, disposição das infrações, das penalidades, dos crimes de trânsito, dos processos administrativos, da habilitação, da educação para o trânsito, dos veículos, da sinalização, das medidas administrativas, do licenciamento de veículos, do registro, da engenharia de tráfego, da fiscalização e do policiamento.

Com a consulta detalhada do CTB atualizado 2014 é ainda possível observar as regras mais específicas sobre a circulação de transportes escolares, sobre condutores de veículos não motorizados (bicicletas e skates, por exemplo) e sobre a circulação de veículos de fora do país, por exemplo. É obrigatório que o código de trânsito seja de fácil acesso à população, para que todas as pessoas, inclusive as que não são naturais do Brasil, possam ter conhecimento sobre as leis e normas de trânsito vigentes.

CTB atualizado 2014 - saiba mais

Onde encontrar e visualizar o CTB atualizado 2014

Todas as vezes que ocorre uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro e Legislação em Vigor, uma nova versão do conjunto de leis fica acessível também ao público de forma imediata. O CTB atualizado 2014 pode ser consultado diretamente na página virtual do Planalto ou ainda no site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Pesquisar