Cromoterapia das Cores

links patrocinados

Cromoterapia das Cores

Cromoterapia das Cores

Buscando um equilíbrio em todos os aspectos da vida, muitas pessoas buscam na cromoterapia uma forma de aliviar problemas e tensões, beneficiando- se do poder que cada cor tem, colocando-as em harmonia seja num ambiente ou na roupa escolhida para o dia, pois de acordo com a cromoterapia, cada cor tem o poder de despertar determinados sentimentos, seja a calma, a extroversão, entre outros.

Origem

Não há uma origem definida, mas o uso das cores se deu ainda no antigo Egito, onde acreditava-se que os deuses podiam curar os enfermos, e o deus Thor era um dos que segundo, os egípcios, possuía o poder de curar através das cores. Além disso, elas permitiam que os mortais desenvolvessem capacidades espirituais ao usá-las.

Epicuro, filósofo grego, afirmou que a cor de determinados objetos varia conforme a luz, o que para ele significava que a cor era apenas refletida, e a partir disso o deus-Sol influenciava na saúde dos homens em função da sua posição no céu.

Cromoterapia

Desenvolvida na Índia, misturando ciência e religião, a cromoterapia é basicamente o uso terapêutico das cores. Mas para se aplicar esta técnica se leva em consideração alguns princípios básicos, como o de que o homem possui um campo energético que está ligado ao seu corpo físico; o segundo ponto é o de que o equilíbrio dessa energia é possível com a cura do corpo e da mente; e o terceiro princípio básico é de que neste corpo há espécies de portas (ou chakras) que levam ao corpo energético. Ao todo são sete chakras espalhados pelo corpo, e é através deles que se aplica uma determinada cor com o objetivo de ter uma cura.

Os chakras formam uma rede de energia que precisa ser mantida em equilíbrio, por isso a cromoterapia é aplicada em cada uma dessas portas, conforma necessidade do paciente. Para se realizar um tratamento através da cromoterapia é necessário consultar um especialista.

Cores

Cada cor básica apresenta um efeito sobre o corpo, e a cura é obtida de forma mais eficaz quando a terapia é aplicada sobre o chakra correspondente àquela cor.

As cores preto e branco não têm associação direta com os chakras básicos, sendo que a cor branca é a união de todas as outras cores, enquanto o preto é a ausência de cores. A primeira tem ligação com a espiritualidade, já o preto traz a sensação de tristeza.

O vermelho simboliza o calor e é indicado para pessoas que estão abatidas ou deprimidas. O amarelo simboliza a luz do sol e tem como um de seus efeitos sobre o corpo equilibrar as ações do sistema nervoso. Ainda são utilizadas na terapia das cores azul, laranja e verde.

Aplicação

A aplicação da cromoterapia pode ser feita de várias formas, desde a harmonização de um ambiente ou como tratamento. Este último é feito com focos de luz e a utilização de filtros que correspondem a cada cor. Mas para se obter um diagnóstico é necessário consultar um especialista.

As fontes de luz utilizadas na terapia são luzes artificiais (lâmpadas de 40W) e nessas fontes de luz são aplicados filtros coloridos e geralmente são sobrepostas nos locais onde se localizam os chakras. O ambiente para ser realizado o procedimento deve proporcionar o relaxamento.

Fotos

CromoterapiaCromoterapia
Cada chakra corresponde a uma corCada chakra corresponde a uma cor
Aparelho de cromoterapiaAparelho de cromoterapia

Pesquisar
Artigos Relacionados