Criar Blogspot

links patrocinados

Criar Blogspot

Criar Blogspot

Atualmente os blogs possuem diferentes tipos de funções e temáticas, mas quando ainda estavam na sua época de implementação e divulgação, esta era uma ferramenta bem limitada. Consistiam em sua grande maioria por páginas com relatos emocionais, tendo sido inicialmente comparados aos diários pessoais, entretanto com publicação online. A sua popularização ocorreu durante a década de noventa, juntamente com o próprio crescimento da World Wide Web (que conhecemos como internet).

Mas na medida em que cada vez mais blogs foram sendo criados, o dilema da quantidade de informação, porém tratando de assuntos em sua maioria irrelevantes para o interesse público, começou a se tornar cada vez mais real. Com isso, é possível dizer que muitos usuários também largaram a ferramenta, entediados ou simplesmente sem a animação de quando a ferramenta ainda era novidade. É aí que começamos uma nova fase, a dos blogs de formação de opinião.

Essas páginas, muitas existem e são atualizadas frequentemente até hoje, são de pessoas que realmente gostam de escrever, fazem isso sempre que possível, abordam temáticas de relevância (sejam elas especializadas ou não) e ainda utilizam uma linguagem que prende o leitor.

Aqui podemos citar desde blogs sobre política e notícias em geral (um exemplo é o da Rosanna Hermann, que apesar de ter mudado de endereço, possui um arquivo do “Querido Leitor” desde 2002 e atualmente está ligada, entre outros projetos, ao portal R7, da Record) até específicos sobre uma série de TV (aqui podemos citar o brasileiro Dude, We Are Lost, que virou referência para os telespectadores da série Lost, exibida pela emissora americana ABC e pelo canal de TV a cabo AXN – o blog tinha atualizações diárias com análises de vários detalhes dos episódios, além de promover também o acesso aos episódios através de download gratuito).

Criando o Blog

Existem diferentes serviços de sites que oferecem a criação gratuita de uma página personalizada por você. Os mais famosos são o Blogger (antigo Blogspot, foi lançado em 1999 e é um dos mais antigos serviços ainda em atividade, atualmente pertence ao Google e, no Brasil, à Rede Globo), o Livejournal (também criado em 1999).

Existem outros que ficaram famosos por inovarem no formato, incluindo também outros tipos de posts não limitados ao texto (embora atualmente esses dois também não tenham mais essa limitação, justamente pela multimidialidade da internet), alguns exemplos são: Tumblr (foto, áudio, vídeo, texto, linkagem), Fotolog (antigo serviço que ficou popular no Brasil unindo a expansão da internet, bem como o acesso às câmeras fotográficas digitais, em meados da década de 2000), o MySpace (plataforma que se destacou principalmente pelo áudio, com a promoção de bandas independentes), etc.

Para criar um blog, basta acessar qualquer um desses sites que oferecem esses serviços (veja qual combina mais com o seu perfil e o que será postado), criar um usuário, com senha e escolher um endereço para o seu blog. Depois disso, um email de confirmação será enviado para você, basta confirmar a criação do blog e começar as postagens! Esses sites possuem uma usabilidade muito acessível, bastando você escrever sobre o que quiser e clicar em “publicar”.

Fotos

Confira Fotos de como Criar Blogspot:

O antigo Blogspot agora é BloggerO antigo Blogspot agora é Blogger
O procedimento para criação do blog é muito simplesO procedimento para criação do blog é muito simples
Veja o passo a passo no próprio siteVeja o passo a passo no próprio site

Pesquisar
Artigos Relacionados