Criar Assinatura Digital

links patrocinados

Criar Assinatura Digital

Criar Assinatura Digital

As assinaturas digitais estão se popularizando cada vez mais no mundo digital. Pois estas permitem dar maior credibilidade e validar processos, principalmente à relações de negócios entre empresas e instituições. Essas assinaturas desempenham o mesmo papel da rubrica em papeis, no entanto, esta serve unicamente para o uso de mensagens eletrônicas, principalmente no que se refere em troca de informações entre sites e internautas.

Para que serve a assinatura digital

A assinatura digital é utilizada principalmente para a realização de transações financeiras, com ela, é possível assinar documentos, e comprovar quem realmente está assinando, impedindo que haja falsificações de assinaturas e documentos falsos. Essas assinaturas também são verificadas automaticamente pelo próprio navegador, isso acontece para verificar a veracidade de cada site que o usuário se conecta. Cada navegador possui um sistema de fazer essa verificação, uns impedem que o internauta entre nessas páginas, e outros enviam alertas constantemente ao que está sendo exibido. Outros navegadores, quando verificam que não é seguro o certificado emitido, questionam o internauta se este quer mesmo continuar no site, mesmo sabendo que pode correr riscos. Isso é importante ao usuário, porque esses sites podem copiar informações que o internauta irá emitir, como senhas de bancos, número do cartão de crédito, e assim por diante.

Procedimentos para a criação da assinatura

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação é o responsável por emitir e autorizar as assinaturas digitais. No Brasil, as assinaturas digitais só tem validade caso elas sejam emitidas a partir dessa Instituição. Quem tiver interesse, deve procurar uma instituição ligada à ela. A partir disso, o cliente deverá obter uma chave individual e secreta. A importância dessa chave se refere ao fato de que a partir disso, ninguém poderá utilizar a assinatura que pertence a apenas um indivíduo, e o usuário poderá emitir essa assinatura em documentos, e enviar a quem for autorizado. Outro modelo de chave é a pública, a diferença entre a individual e a pública, é que a segunda permite receber determinado documento e poder repassa-lo a terceiros; no entanto, sempre com a certificação de quem produziu e assinou determinado documento.

O que fazer depois de ter obtido a chave de segurança

Após o usuário já ter a chave de segurança, seja ela privada ou pública, este precisará criptografar a assinatura. Esse procedimento se dá a partir do hash, que permite dar total credibilidade a assinatura e possibilitar que ela seja utilizada. Assim, quem possui a chave privada poderá repassar a rubrica, e quem tem a pública poderá receber.

Quais são as tecnologias utilizadas para esse processo

Para a criação de assinaturas digitais são disponibilizadas diferentes tecnologias, cada instituição pode adotar aquela que tem maior credibilidade, e a que será mais segura para cada cliente que for criar a assinatura. Uma tecnologia muito utilizada em todo o mundo, principalmente no Brasil, é a Public Key Infraestructure. No entanto há outras disponíveis, e muitas delas variam conforme o país ou continente.

Fotos

Confira Fotos sobre Criar Assinatura Digital:

Como criar Criar Assinatura Digital Método para Criar Assinatura DigitalSobre Criar Assinatura Digital Assinatura Digital: criar

Pesquisar
Artigos Relacionados