CPTEC Satélite

links patrocinados

CPTEC Satélite

CPTEC Satélite

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) é um departamento responsável por estabelecer a previsão do tempo para todo país, assim como fornecer outros dados relacionados ao clima, condições atmosféricas, além de também realizar o controle de queimadas e da qualidade do ar.

Para que todas as informações cheguem à população e também a órgãos e instituições que necessitam desses dados para desenvolver suas atividades, o CPTEC conta com profissionais especializados, além de computadores de última geração, além de satélites que são os principais instrumentos para que todo esse resultado seja obtido, pois é a partir deles que os dados são extraídos e então processados e, posteriormente, divulgados.

O centro

Atuando desde 1995, o CPTEC tem como principal responsabilidade fornecer dados sobre o tempo e o clima em médio e curto prazo. Entre os serviços prestados pelo centro, além da previsão do tempo, estão também modelagem numérica, manutenção de queimadas e da qualidade do ar, entre outras diversas atividades que exerce. Todas as informações obtidas pelo CPTEC são destinadas ao uso gratuito, pois ele é um órgão público, devendo sempre que usados esses dados fornecer devidamente os créditos do Centro. O CPTEC integra o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Tecnologia

Apontado como o centro de previsões climáticas que conta com mais tecnologia e assim sendo o mais avançado nesse setor em toda a América Latina, o CPTEC conta com supercomputadores para realizar a codificação e para receber os dados enviados através de satélites, o que auxilia no fornecimento preciso de dados climáticos, além de permitir que bilhões de ações aritméticas sejam realizadas a cada segundo.

Mas, além dos equipamentos de ultima geração, o Centro também conta com profissionais especializados, que passam por capacitações, tanto no Brasil como no exterior, sempre motivando a atualização e também permitindo que descobertas científicas possam ser realizadas.

Aparelhos

Um dos aparelhos usados no processo dessas informações é o CRAY XT6, que possibilitou que essas previsões e manutenções fossem cada vez mais precisas, proporcionando uma captação e processo com uma imagem mais limpa e de alta qualidade. Além disso, os dados referentes à qualidade do ar e de queimadas também são mais precisos e permitem assim que ações mais eficazes possam ser tomadas.

O CPTEC busca inserir outros aparelhos de alta tecnologia para que possa assim, se aperfeiçoar e poder gerar dados com maior antecedência, assim como permite antecipar as informações referentes a outros fenômenos naturais.

Satélites

Mas toda essa informação e obtenção de dados só são possíveis através do uso de satélites, que neste caso são o Meteosat e o Goes, um pertencendo a uma rede mundial e o outro ligado a uma rede nacional. Este último é mantido pelo Instituto Nacional de Meteorologia do Ministério da Agricultura (INMET).

Esses satélites se encontram em órbita geoestacionária, ou seja, permanecem sobre a linha do equador, tendo uma rotação que é semelhante a da terra, e por isso se mantêm em uma mesma distância de nosso planeta.

Fotos

CPTEC SatéliteCPTEC Satélite
Imagens de satélite do CPTECImagens de satélite do CPTEC
SatéliteSatélite

Pesquisar
Artigos Relacionados