CPF Consulta Grátis

CPF Consulta Grátis

CPF Consulta Grátis

O cadastro de pessoas físicas (CPF) é um documento que registra cidadãos no órgão da Receita Federal do Brasil. Cada pessoa possui um cartão com um número de identificação intransferível e exclusivo. Apesar de não ser um documento obrigatório por lei, o CPF é indispensável para usufruir de diversos serviços da sociedade, como emissão de passaporte e abertura de conta em bancos, por exemplo.

Para a emissão do CPF, a Receita Federal disponibiliza diversos locais para os cidadãos: pela internet, se a pessoa já possuir o título eleitoral; entidades públicas conveniadas; representações diplomáticas do Brasil, no exterior; na própria Receita Federal do Brasil; e agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, porém nestes locais podem ser cobrados uma taxa de R$ 5, 70, referentes ao serviço.

Consulte o CPF – Grátis

O CPF é um documento consultado por diversas empresas para verificar a sua situação junto a Receita Federal do Brasil. Em casos de compras parceladas de imóveis, móveis ou carros, por exemplo, primeiramente será realizada uma pesquisa em seu nome, através do CPF.

CPF

Para facilitar a vida dos cidadãos, a Receita Federal disponibiliza, em seu site, o link de CPF Consulta Grátis . Nesta página, os contribuintes da Receita Federal poderão, gratuitamente, acessar sua situação cadastral perante o Órgão. Para acessá-lo, entre na página da Receita Federal e clique na aba “Cidadão”, seguindo pela aba “Cadastro de CPF”. Na página que abrir, selecione a opção “Comprovante de Situação Cadastral no CPF” e digite a número do seu documento. O comprovante sairá na hora e pode ser arquivado ou impresso, de acordo com a necessidade do cidadão.

CPF Consulta Grátis 2013

Importante ressaltar que a situação cadastral é um serviço diferente da situação fiscal, ou seja, mesmo que o contribuinte esteja em dia com a situação do seu documento de CPF, poderá estar em débito na Receita Federal. Para avaliar a sua regularidade Fiscal é necessário emitir uma Certidão Negativa de Débitos, no Órgão da Receita Federal.

Em que situações meu CPF pode estar?

Ao utilizar os serviços de Consulta grátis do CPF, o cidadão receberá um comprovante que informa a sua atual condição com a Receita Federal. Cinco situações poderão ser apresentadas ao contribuinte: Regular, Pendente de Regularização, Suspensa, Cancelado ou Nulo.

Como consultar CPF

A situação regular é aquela que o cidadão está com seu cadastro em dia, sem pendências, ou seja, quite com a Receita Federal. A situação pendente de regularização demonstra que o contribuinte está em débito na entrega de alguma declaração ou documento. A situação suspensa é quando o cadastro está com algum erro ou incompleto. O cancelamento do CPF ocorre apenas por decisão administrativa ou judicial e ainda em casos de falecimento do contribuinte. Por fim, a situação nula é aquela que apresentou fraude na inscrição.

Em qualquer caso, exceto em casos de situação regular, o contribuinte deve procurar imediatamente o Órgão da Receita Federal para legalizar sua situação. Dependendo do seu caso, o cidadão pode regularizar sua situação em agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Correios, neste caso, poderá ser cobrado taxa de serviços também.

Após a regularização, a Receita Federal tem até 48 horas para concluir a sua situação. Após este período, se ainda houver pendências em seu CPF, procure novamente o órgão para esclarecer o problema.

CPF 2 via Como consulta online o CPF

GD Star Rating
loading...
CPF Consulta Grátis, Nota: 4.5 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados