CPEX

CPEX

CPEX

O Centro de Pagamento do Exército (CPEX), como o nome sugere, é o centro de controle financeiro responsável pelo pagamento dos militares de todo o Brasil.

Normas CPEX

O pagamento dos militares seguem normas próprias do CPEX, a começar pela contribuição previdenciária, já que os militares possuem sistema de Previdência Privada (Regime Próprio de Previdência Privada-RPPS).

Devido a todas estas normas próprias, o salário segue tabela diferente de qualquer atividade no país, e sistema de contribuição para previdência social, todos os profissionais vinculados ao ministérios das forças armadas recebem suas remunerações (salários+benefícios) por este órgão público, o CPEX.

Além de pagamento, o CPEX oferece empréstimo a seus filiados. A forma mais comum é o empréstimo consignado, e como as demais atividades, o empréstimo segue taxa de juros própria do CPEX.

Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro foi criado no ano de 1822. Hoje, tem por missão a Força Terrestre, sendo subordinado através do Ministério da Defesa. Ele constitui uma das três forças armadas do país, sendo responsável ainda pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais.

Algumas atribuições do Exército Brasileiro

Mesmo em tempos de paz, o exército está sempre preparado para atuar em conflitos ou até mesmo em guerra. Ainda são empregados ao Exército a defesa da faixa de fronteira, que faz em uma operação conjunta com a força aérea. É incumbido ainda de levar alimentos e serviços médicos para territórios de difícil acesso e participações junto a pesquisas científicas e campanhas sociais.

Guerras e Batalhas que o Exército Brasileiro participou

Entre as Guerras e Batalhas que o Exército Brasileiro participou estão as Guerra da Independência, Guerra da Cisplatina, Guerra dos Farrapos, Guerra Grande, Guerra da Prata, Guerra do Paraguai, Guerra de Canudos, Guerra do Contestado, Primeira Guerra Mundial, Revolução Constitucionalista, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerras Anti Guerrilha e ainda contra os atos de violência organizada no Rio de Janeiro no ano de 2010.

O Atual General do Exército é o comandante Enzo Martins Peri. Atualmente, o Exército Brasileiro possui o maior efetivo entre os exércitos da América Latina, com um total de 222 mil soldados, e uma reserva de 280 mil homens. O Brasil ainda possui a maior quantidade de carros blindados da América do Sul.

 

CPEX Individual

CPEX Individual

Sobre o CPEX

Por mais que hoje a carreira militar seja vista como um fardo para muitos brasileiros, sendo que todos os homens quando completam 18 anos são obrigados a se alistar, o exército já foi considerada uma instituição de extrema importância no país. Assim, ainda existem aqueles que fazem parte e que querem honrar a nação nesse sentido.

Informações restritas

Quem entra na carreira militar tem um serviço diferenciado para receber o pagamento da instituição. O CPex – Centro de Pagamento do Exército – foi criado somente com o intuito de realizar as transações financeiras que remuneram os militares em atuação ou que já não exercem mais a sua função.

Para poder verificar os dados individuais de cada profissional vinculado ao exército, o site oficial do CPex criou uma página para permitir esse acesso individual. Para se conectar à área restrita com as informações que dizem respeito somente à situação de cada militar, é preciso ter alguns documentos em mão.

Primeiramente, a pessoa que quer visualizar os dados da área individual deve preencher três campos com informações pessoais. O primeiro diz respeito ao Prec/CP, que é obrigatório ser identificado. Em seguida, o número do CPF deve ser inserido, também obrigatoriamente. Por fim, o Código da Unidade, obtido no cabeçalho do contracheque, deve ser identificado.

Origens da instituição

Uma imagem que possibilita perceber como a instituição do CPEx é uma que remonta ao passado do Brasil é a do próprio símbolo da organização. Alguns elementos são compostos para fazer referência às origens tanto do país quanto do próprio exército.

A primeira característica que pode ser observada é que o formato do escudo faz referência ao do peninsular português, filetado na cor de ouro, mineral muito procurado na época da colonização. As cores vermelha e azul são as oficiais do exército, sendo que a primeira é predominante com relação à segunda.

O semblante do mapa do Brasil fica restrito dentro de uma moeda de prata, sendo que ainda dentro do mapa estão identificadas as linhas viárias. O motivo para este último recurso é representar como começou o processo de integração do país. Portanto, toda a representação do CPEx faz alguma referência ao nosso passado.

GD Star Rating
loading...
CPEX, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados