CPEX

CPEX

CPEX

O Centro de Pagamento do Exército (CPEX), como o nome sugere, é o centro de controle financeiro responsável pelo pagamento dos militares de todo o Brasil.

Normas CPEX

O pagamento dos militares seguem normas próprias do CPEX, a começar pela contribuição previdenciária, já que os militares possuem sistema de Previdência Privada (Regime Próprio de Previdência Privada-RPPS).

Devido a todas estas normas próprias, o salário segue tabela diferente de qualquer atividade no país, e sistema de contribuição para previdência social, todos os profissionais vinculados ao ministérios das forças armadas recebem suas remunerações (salários+benefícios) por este órgão público, o CPEX.

Além de pagamento, o CPEX oferece empréstimo a seus filiados. A forma mais comum é o empréstimo consignado, e como as demais atividades, o empréstimo segue taxa de juros própria do CPEX.

Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro foi criado no ano de 1822. Hoje, tem por missão a Força Terrestre, sendo subordinado através do Ministério da Defesa. Ele constitui uma das três forças armadas do país, sendo responsável ainda pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais.

Algumas atribuições do Exército Brasileiro

Mesmo em tempos de paz, o exército está sempre preparado para atuar em conflitos ou até mesmo em guerra. Ainda são empregados ao Exército a defesa da faixa de fronteira, que faz em uma operação conjunta com a força aérea. É incumbido ainda de levar alimentos e serviços médicos para territórios de difícil acesso e participações junto a pesquisas científicas e campanhas sociais.

Guerras e Batalhas que o Exército Brasileiro participou

Entre as Guerras e Batalhas que o Exército Brasileiro participou estão as Guerra da Independência, Guerra da Cisplatina, Guerra dos Farrapos, Guerra Grande, Guerra da Prata, Guerra do Paraguai, Guerra de Canudos, Guerra do Contestado, Primeira Guerra Mundial, Revolução Constitucionalista, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerras Anti Guerrilha e ainda contra os atos de violência organizada no Rio de Janeiro no ano de 2010.

O Atual General do Exército é o comandante Enzo Martins Peri. Atualmente, o Exército Brasileiro possui o maior efetivo entre os exércitos da América Latina, com um total de 222 mil soldados, e uma reserva de 280 mil homens. O Brasil ainda possui a maior quantidade de carros blindados da América do Sul.

GD Star Rating
loading...
CPEX, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


1 comentário em "CPEX"

  1. marcio cleyton da silva 13/03/2009 às 17:48

    Sou militar temporário. Como faço para conseguir um empréstimo pessoal?