Cotação do Euro

links patrocinados

Cotação do Euro

Cotação do Euro

O Euro é a segunda maior reserva monetária do mundo e a segunda moeda mais utilizada em transações no mundo, ficando atrás apenas do dólar. É usada por mais de trezentas milhões de pessoas diariamente na Europa, além de quase duzentas milhões na África e cento e cinqüenta milhões no restante do mundo. Os países que tem o Euro como moeda oficial são: Áustria, Bélgica, Chipre, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Mônaco, San Marino, Vaticano, Andorra, Kosovo, Montenegro e Zimbábue.

Atualmente, é a moeda com maior valor em circulação, chegando a quase um trilhão de euros – ultrapassando, portanto, o dólar. Isso significa que foi fabricada mais notas e moedas em euro do que há em dólar.

O nome Euro e suas características foram introduzidas na metade da década de noventa, mais especificamente em 1995. A partir de 1999, iniciou-se o processo de substituição da Unidade Monetária Européia, sendo que no ano de 2002 o Euro já entrava em produção pelos bancos e em circulação pelos cidadãos europeus. As moedas do Euro são de um, dois, cinco, dez, vinte e cinqüenta centavos de euro, além de um e dois Euros.

As notas, por sua vez, são nos valores de cinco, dez, vinte, cinqüenta, cem, duzentos e quinhentos euros. Com essa uniformidade de moeda, fica mais fácil para o continente europeu fazer transações, exportações e importações, bem como incentivar o turismo local e contribuir para um desenvolvimento de economias de pequeno e médio porte, possibilitando negócios que antes eram reservados a grandes empresários.

Investimentos e crises

Segundo pesquisadores, os investimentos na Europa aumentaram em pelo menos cinco por cento anualmente (um excelente crescimento) desde a implementação efetiva do Euro em pelo menos dezessete países. Aqueles que não tem o Euro como moeda oficial (como é o caso da Inglaterra, além da Suíça, Suécia, Noruega, Dinamarca, Polônia, Hungria, Romênia e Bulgária), também usam o Euro, embora não oficialmente – apenas para algumas transações estipuladas por eles mesmos e por órgãos financeiros.

No caso do Reino Unido, foram feitas pesquisas consultando a população se havia o desejo de se juntar ao Euro, sendo que mais de setenta por cento negou tal união. Ainda que o valor da libra esterlina tenha diminuído, os britânicos continuam sem a mudança de moeda, com a revisão de tal contrato no ano de 2015, embora analistas continuem apontando que dificilmente essa realidade será alterada.

Cotações

Atualmente, embora hajam variações mínimas de porcentagem, o primeiro semestre do ano de 2012 continua com a média de valores seguindo a crise financeira americana e também européia: o dólar comercial está a um real e setenta centavos, enquanto que o dólar de turismo está um real e sessenta e três centavos para compra e um real e setenta e sete centavos para venda. O euro, por sua vez, equivale a dois reais e vinte e oito centavos (como sempre, acima do dólar), enquanto que a libra esterlina fica no valor de dois reais e sessenta e nove centavos (como sempre, também mais valorizada que o euro).

Fotos

Confira Fotos da Cotação do Euro:

EuroEuro
O Euro é a moeda oficial de 24 paísesO Euro é a moeda oficial de 24 países
O Euro é a segunda maior reserva monetária do mundoO Euro é a segunda maior reserva monetária do mundo

Pesquisar
Artigos Relacionados