Correios Ect

links patrocinados

Correios Ect

Correios Ect

Sobre os Correios Ect

Criada em 1969, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou simplesmente correios, é a instituição responsável pela entrega de correspondências por todo o Brasil. Os correios são uma empresa pública, cuja responsabilidade cabe ao Ministério das Comunicações.

Os correios estão entre as empresas com maior credibilidade do brasileiro. Algumas pesquisas já apontaram números superiores aos níveis de credibilidade de instituições como a Igreja e o Corpo de Bombeiros. Não é à toa que, só em 2010, a empresa recebeu os prêmios de “Marca de confiança” e “Empresa que mais respeita o consumidor no Brasil”.

História

Apesar de sua criação relativamente recente, o serviço oferecido pelos correios existe, no Brasil, desde 1663. Entretanto, o serviço postal brasileiro era ainda desorganizado, o que fazia com que as pessoas buscassem auxílio nos serviços de outros países. A principal função dos correios, nesta época, era facilitar a comunicação entre Brasil e Portugal.

A estruturação do sistema postal brasileiro ganhou força com a chegada da família real, em 1808. Quatorze anos depois, os correios seriam de extrema importância na circulação das informações que culminaram com o movimento de independência do Brasil.

Serviços

Os correios possuem monopólio sobre cartas, cartões postais, correspondências agrupadas e telegramas. Entretanto, a empresa disponibiliza uma série de outros serviços como aerogramas, cartas-resposta, malas diretas e vales postais. Além dos serviços de entrega, os correios disponibilizam também um setor de achados e perdidos, recebimento de contas, serviços bancários e declaração de imposto de renda.

Correios na Internet

Para encontrar a agência dos correios mais próxima de você, acesse o site da empresa e inicie sua pesquisa na barra “agências”. Você será redirecionado para o mapa do Brasil, onde poderá encontrar seu município e o endereço das agências disponíveis.

No site dos correios também é possível se informar sobre preços e prazos, buscar CEPs, rastrear objetos registrados, solicitar coleta de encomendas via SEDEX e muitas outras opções. Para quem deseja trabalhar nos correios, há informações sobre datas de concursos públicos e provas anteriores.

Correio

Correio

Correio

Sobre o Correio

Desde que o mundo é mundo, as pessoas têm a necessidade de se comunicar. Seja por meio de cartas, jornais, pombos, telégrafo, telefone, internet, e-mail… Não importa o meio, a vontade de falar com o outro sempre existiu e está presente até hoje.

Antes da invenção e incorporação da internet na vida das pessoas, o meio de comunicação interpessoal (e não de massa) predominante era o Correio. O envio de cartas entre as pessoas era bastante comum entre parentes que moram longe e até entre namorados separados por acontecimentos como as guerras.

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Os Correios começaram sua história no Brasil na década de 60 e, desde esse ano, busca sempre a modernização dos serviços, transporte de cartas e encomendas com qualidade e cumprindo o prazo.
Ao longo dos anos, os Correios passaram a oferecer mais e mais serviços aos usuários e expandir sua rede de atuação.

No ano de 1976, houve a instalação dos Centros de Triagem Automática, que facilitou o trânsito de objetos entre São Paulo, Brasília e o Rio de Janeiro. Atualmente, a ETC oferece também o serviço de internet.

Em 1982, houve a implantação de um serviço importantíssimo para milhares de brasileiros: o SEDEX. O Serviço de Encomenda Expressa Nacional passou a ser disponível entre as capitais nacionais e as mercadorias devem ser entregues no prazo máximo de 24 horas.

Encomendas

Caso você esteja interessado em enviar uma bagagem ou produtos, os Correios oferecem um ótimo serviço de transporte. Para ter uma noção do preço que a encomenda vai custar, é possível fazer uma simulação no site da empresa, preenchendo os dados de tamanho, remetente e endereço de entrega.

Acompanhamento virtual

Se você é daquelas pessoas mais desconfiadas, por meio de um código, você pode rastrear sua carta, encomenda ou objeto. Cada vez que um desses itens é colocado no correio, é fornecido um código que, quando colocado no site, apresenta a localização exata da mercadoria.

Lá também é possível ver se a carta já tentou ser entregue e não havia ninguém no endereço ou se a encomenda está retornando ao remetente por motivo de ausência durante as tentativas de entrega.

Pesquisar
Artigos Relacionados