Correios e Telegráfos

links patrocinados

Correios e Telegráfos

Correios e Telegráfos

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, popularmente conhecida apenas como Correios, é um serviço de postagem e entrega sob o comando do governo federal, tendo como objetivo a troca de mensagens em geral entre os cidadãos, indo desde cartas simples, até envios de encomendas, bem como de contas, revistas, compras privadas, cartões postais, entre muitas outras. Apesar do serviço existir desde 1663, a empresa atual foi fundada em 1969, com sede em Brasília, capital do país.

Aos poucos, desde séculos passados, os Correios vem melhorando seu serviço de logística, com prazos de entrega cada vez mais rápidos, além de oferecer diferentes categorias – como a postagem convencional, o Sedex, o Sedex 10, Sedex Mundi. Além disso, há opções individuais (como telegramas, envio de documentos e dinheiro, para receber dinheiro e importações, venda de aerogramas, cartões, selos colecionáveis, envelopes temáticos), para sua empresa (malotes, correspondências nacionais e internacionais, produtos personalizados como selos, encomendas econômicas – nomeadas PAC, reembolso postal, mala direta), há também o exporta fácil – um sistema rápido para envio internacional, Correios Log (logística para empresas), além de muitas informações para possíveis fornecedores, com licitações e afins.

Sobre o atendimento

Os Correios recebem reclamações frequentemente sobre pessoas que sofrem com suas encomendas abertas ou então amassadas, em alguns casos até mesmo não entregues devido ao furto por funcionários. Entretanto, a maior reclamação envolve os prazos de entrega, bem como os horários de visitas dos agentes. Como a maioria das pessoas trabalha e a casa fica vazia por boa parte do período diário e comercial, é frequente receber avisos de entrega, que significa que o carteiro passou na sua casa, mas ninguém estava em casa para receber a encomenda.

A melhor solução nesse caso é colocar o endereço do seu vizinho, que é aposentado e sai pouco ou então da dona de casa na casa em frente. Outra opção é incluir o seu endereço de trabalho, pois os locais comerciais são prioridade no caso das entregas – e sempre há alguém para assinar o pacote e entregar para você posteriormente. Obviamente, não é indicado encaminhar encomendas grandes para o seu trabalho, pois o transporte fica complicado e pode não agradar o chefe ou supervisor.

Na maioria dos casos, entretanto, o carteiro é um profissional extremamente respeitado na comunidade, sendo geralmente reconhecido no bairro e tendo uma relação pessoal e de proximidade com alguns moradores. Devido à rotina exigente (andar grandes distâncias a pé, no sol ou na chuva, no frio ou no calor), também é uma das classes menos favorecidas em relação ao salário quando falamos das posições de suporte. Frequentemente há greve dos Correios envolvendo direitos trabalhistas, como o aumento de benefícios, afetando todo o funcionamento do país, devido ao recebimento de contas (que podem atrasar), encomendas e afins.

Em outros países, existem sistemas privados de entrega, como é o caso dos Estados Unidos, que possui as marcas FedEx e UPS, além do sistema público de entrega, chamado de USPS – e é um dos únicos serviços autorizados pelo governo para realizar tais funções, ainda que dispute com as marcas particulares.

Fotos

Confira Fotos dos Correios e Telegráfos:

Correios e TelégrafosCorreios e Telégrafos
CorreiosCorreios
Os Correios são responsáveis pelas entregas de correspondênciasOs Correios são responsáveis pelas entregas de correspondências

Pesquisar
Artigos Relacionados