Corpo de Bombeiros PB: concurso público 2014

links patrocinados

Corpo de Bombeiros PB: concurso público 2014

Enquanto a Polícia Militar vive períodos instáveis de credibilidade e confiança, os bombeiros são sempre lembrados como sinônimo de eficiência e capacidade. Não é à toa que a profissão sempre costuma figurar entre as mais prestigiadas do país. De fato, os bombeiros merecem todo o reconhecimento que lhes é atribuído. Esta é uma profissão que costuma envolver situações de risco, como enchentes, acidentes, incêndios, afogamentos e várias outras emergências que exijam resgates rápidos e precisos. Por esta razão, a coragem é um dos pré-requisitos para qualquer pessoa que deseje atuar como bombeiro.

O que é preciso para se tornar um bombeiro

Corpo de Bombeiros PB: concurso público 2014 Corpo de Bombeiros PB: concurso público 2014 - saiba mais

Atuação como bombeiro é de responsabilidade dos governos estaduais. Por esta razão, a corporação apresenta diferentes formas de ingresso. Em São Paulo e no Rio Grande do Sul, além de em diversos outros estados, os bombeiros são uma companhia vinculada à Polícia Militar. O trabalho de bombeiro, nestes estados, tem início no cargo de soldado, que exige Ensino Médio completo e aprovação em um curso promovido pela Escola de Bombeiros. Há também a opção de ingresso na corporação através do cargo de oficial, que exige aprovação em vestibular específico e formação no curso superior da PM.

Em outros estados, entretanto, a atividade de bombeiro é uma atribuição da Defesa Civil, não da Polícia Militar. Nestes casos, o provimento de vagas é feito através de concurso público. Por isso, a única maneira de se tornar um bombeiro nestas regiões é através da aprovação no concurso específico. Este é o caso da Paraíba, que recentemente abriu um concurso para o Corpo de Bombeiros com amplitude estadual.

Confira Corpo de Bombeiros PB: concurso público 2014

Concurso público da Paraíba para o Corpo de Bombeiros

O concurso público para o Corpo de Bombeiros da Paraíba tem como objetivo prover 15 vagas para oficiais, dez delas para homens e cinco para mulheres. As provas do concurso, que envolvem uma série de requisitos, acontecem entre os dias 1º e 2 de dezembro de 2013. Contudo, as vagas serão ocupadas apenas no início de 2014, de acordo com o interesse da corporação.

Caso você tenha perdido o prazo de inscrições para o concurso do Corpo de Bombeiros da Paraíba, fique tranquilo: a corporação está constantemente buscando novos profissionais, portanto, um novo concurso possivelmente será aberto em breve. Para ficar por dentro de todas as novas provas para o cargo de oficial, acesse regularmente a página oficial do Corpo de Bombeiros da Paraíba.

Corpo de Bombeiros PB: concurso público 2014 - confira

Requisitos do concurso para o Corpo de Bombeiros da Paraíba

Além de conhecimentos técnicos, este concurso também possui alguns requisitos físicos. Portanto, antes mesmo de realizar sua inscrição confira alguns detalhes importantes, como a altura mínima de 1,65 metros para homens e 1,60 metros para mulheres. Também é preciso ter idade entre 18 e 30 anos. Ainda em relação às questões físicas, os candidatos precisam ter uma relação proporcional entre peso e altura.

Corpo de Bombeiros PB: concurso público 2013

Saiba mais

Para saber todos os detalhes do concurso pública da Paraíba para o Corpo de Bombeiros, acesse a página oficial da corporação e baixe o edital do último concurso realizado.

Pesquisar