COREN São Paulo

links patrocinados

COREN São Paulo

Muitas profissões brasileiras possuem um conselho regional e nacional para regulamentar a atividade desempenhada por seus profissionais formados. Os mais famosos conselhos são o de Medicina, Odontologia, Veterinária, das Engenharias e também o de Enfermagem.

Os conselhos possuem instâncias nacionais e regionais. Os conselhos regionais possuem representação em cada estado brasileiro. No caso do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de São Paulo, a sede da unidade fica na própria capital paulista. É ele que regulamenta as atividades dos enfermeiros do estado.

COREN-SP

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo tem como objetivo fiscalizar e disciplinar a atividade profissional da Enfermagem no estado. Ele é uma autarquia federal. O COREN é de suma importância para os profissionais formados em Enfermagem, já que para exercer a profissão é necessário ser regularizado e habilitado perante o Conselho.

O COREN presta atendimento a todos os profissionais do estado de São Paulo, assistindo os enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem. O órgão também fiscaliza e disciplina todas as atividades feitas no estado, entre todas as unidades de saúde e suas diversas áreas de atuação – e isso inclui locais onde o ensino profissionalizante é administrado.

Objetivos

O principal objetivo do COREN é verificar se a prestação dos serviços de Enfermagem está dentro dos requisitos previstos em lei da atividade profissional. Além disso, é também buscar, quando necessário, assistência qualificada para toda a sociedade.

Sede e sub-sedes

O COREN tem sua sede situada em São Paulo, capital, e possui nove sub-sedes espalhadas pelo estado. As cidades que possuem unidade representativa do COREN-SP são: Araçatuba, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e uma sub-sede em outra localidade de São Paulo.

A sede do COREN-SP fica à Rua Al. Ribeirão Preto, nº 82, em Bela Vista. O telefone é o (11) 3225 6300. A sub-sede fica no bairro Santa Cecília, à rua Dona Viridiana, nº 298.O telefone desta unidade é o (11) 3223 7261. Para conhecer o endereço e o telefone das unidades de outras cidades, acesse a página do COREN-SP na internet.

Técnico em Enfermagem

Técnico em Enfermagem

Entre os diversos profissionais da área da saúde, está o técnico em enfermagem. É ele quem vai cuidar de você junto com a equipe de enfermagem sempre que você precisar. Vale destacar que o técnico em enfermagem não ocupa o mesmo cargo que o enfermeiro, justamente por carregar o título de ‘técnico’. Isso significa que ele recebeu o ensino médio para atuar na profissão, enquanto o enfermeiro tem o ensino superior.

Funções da profissão

Além de prestar cuidados constantes de enfermagem às pessoas em estado grave, o técnico em enfermagem trabalha na prevenção de infecções hospitalares e outros danos que podem ser causados às pessoas durante a assistência à saúde.

O técnico em enfermagem também executa cuidados de rotina, como preparar pacientes para consultas e exames, ministra medicamentos, aplica vacina, realiza curativos e presta cuidados de higiene e alimentação à pessoa doente.

Todo tipo de profissão dentro de uma área mais específica, principalmente no que diz respeito à saúde, precisa do treinamento adequado. Afinal, qualquer erro pode custar a vida de outro ser humano.

Como se tornar um Técnico em Enfermagem

Para se tornar um técnico de enfermagem, é preciso fazer um curso que dura no máximo dois anos. Há cursos em que o período de estudos dura até 19 meses. Podem estudar pessoas que trabalham na área da saúde, em especial junto ao SUS, e alunos que estejam no 2º ano do Ensino Médio ou que já tenham completado essa etapa. Ao fim do curso, o aluno realiza um período de estágio em hospitais e outras instituições de atendimento à saúde.

O salário de um técnico em enfermagem pode chegar até 1.400 reais por mês. O tempo que leva para concluir o curso já mostra uma das diferenças entre o curso de nível técnico e aquele de nível superior. Sendo assim, o técnico faz parte da Equipe de Enfermagem que vai ficar responsável por determinado paciente.

Para saber mais sobre os cursos que dão o título de técnico de enfermagem basta fazer uma rápida consulta na internet ou em escolas de ensino técnico da sua região. A pesquisa é necessária para se especializar no melhor centro de ensino para a profissão que deseja.

Pesquisar
Artigos Relacionados