Copel

links patrocinados

Copel

Copel

Fundada em outubro do ano de 1954, a Companhia Paranaense de Energia, popularmente conhecida como Copel está localizada no município do Paraná e é responsável por toda a distribuição de energia elétrica e também responsável atuante na área de telecomunicações do estado.

Desde a sua fundação, o objetivo principal era construir o sistema elétrico do estado, que até então não existia. Atualmente, a Companhia atende 393 municípios em diferentes localidades, mais de 1.110, empregando no total mais de 8.000 funcionários.
Somente 40 anos depois da sua fundação, a empresa Companhia abriu seu capital para o mercado de ações, no ano de 1994.

Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica

A distribuidora de energia Paranaense, tem uma capacidade geradora de energia elétrica de 4.550 MW, e também é responsável por dezoito usinas, 17 hidrelétricas, produzindo 7% de toda a eletricidade que é consumida no país.

copel rede de energia

Estimas-se que a companhia é formada por pouco mais de 1.820 km de linhas e 30 subestações de energia. Já o seu sistema de distribuição tem aproximadamente 179 mil km de linhas e 341 subestações, que podem ser operadas a distância.

Telecomunicações

A Companhia Paranaense de Energia, Copel, atua no setor de telecomunicações desde o ano de 1998, há mais de 15 anos e já está presente em mais de 180 cidades. Seu sistema para transporte de informação e comunicação para as cidades em que atua foi o primeiro instalado no país.

Campanha Paranaense de energia

Além disso, a sua infraestutura de cabeamento permite maior conectividade de redes de acesso à internet e também de redes privados por todo o estado do Paraná, e também dá suporte para os demais serviços de comunicação, seja via Rádio ou via Televisão, atendendo a mais de 500 empresas.

Outras áreas de atuação

Além de atuar no mercado de telecomunicações e na distrubuição e fornecimento de energia elétrica, a Companhia Paranaense de Energia, Copel, atende sete cidades do Paraná e diversas residências e comércios, na área de distribuição de gás através da empresa Compagás.

Além disso, a Companhia Paranaense de Energia atua no setor de análise e prospecção de projetos de energias renováveis juntamente com a LACTEC, auxiliando principalmente na melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas que utilizam seus produtos e serviços.

Geracao de energia

Usinas da Companhia Paranaense de Energia – Copel

Usina de Salto Grande do Iguaçu foi a primeira usina da companhia a começar a funcionar, precisamente no ano de 1967 e que conta atualmente com uma tem potência de 15,6 MW;

Usina Julio de Mesquita Filho, conhecida popularmente como Foz do Chopim, fundada na década de 70 com 44 MW de potência;

Usina Governador Parigot de Souza, fundada em 1971 e com potência de 260 MW;

Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, inaugurada no ano de 1980 e que conta com uma potência de 1.676 MW;

Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, fundada no em 1992 e que conta com 1260 MW de potência;

Usina Hidrelétrica Governador José Richa, fundada no ano de 1999 e que conta com uma potência de 1240 MW;

Usina Hidrelétrica de Santa Clara, localizada no Rio Jordão, fundada no ano de 2005 e conta com uma potência de 60 MW;

Usina Hidrelétrica de Fundão, em atuação desde o ano de 2006 e conta com 20 MW de potência instalada.

Telecomunicacaoes da copel Outros servicos da copel

Pesquisar
Artigos Relacionados