Controlar Inspeção Veicular

links patrocinados

Controlar Inspeção Veicular

Controlar Inspeção Veicular

A inspeção veicular ambiental é um termo que envolve a análise de desempenho de um carro, regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro desde o ano de 1997. A atividade está ligada a três tipos de inspeções: a técnica veicular, que significa uma análise do funcionamento das peças mecânicas, a segurança veicular, que tem como objetivo evitar que veículos resultem em um risco de morte para seus passageiros, bem como para outras pessoas na estrada. Além dessas, há a inspeção veicular ambiental, que leva em consideração a emissão de gases e poluentes em geral pelo sistema de exaustão do veículo – sendo que a Controlar é a empresa pioneira nessa área.

As inspeções técnicas devem ser feitas através do nível federal, enquanto que a ambiental é responsabilidade de cidades ou estados, dependendo da região. O controle do impacto ambiental só equivale a cidades com mais de três milhões de veículos, de acordo com uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), no ano de 2009. Na maior cidade do país, São Paulo, essa medida existe desde 2007, sendo uma preocupação com a saúde coletiva – visto que pesquisas de diferentes países, inclusive brasileiras, apontavam a poluição do ar como responsável por uma boa parte da porcentagem de óbitos dos idosos, bem como da internação de crianças com dificuldades respiratórias.

Mas esse é um processo que pode ser considerado lento: em 2008, todos os veículos movidos a diesel deveriam fazer a inspeção, em 2009 se expandiu também para as motos, bem como para os carros registrados entre os anos de 2003 e 2008. Em 2010, o objetivo era atingir o restante da frota de veículos aos poucos, chegando a cem por cento até o final de 2012. O processo da inspeção é simples: basta se cadastrar e então agendar um horário para levar o seu veículo. Em São Paulo, a taxa da inspeção é menos de quarenta e cinco reais, uma diminuição de quase trinta por cento em relação ao ano anterior, 2011, que ultrapassou os sessenta reais. Essa mudança está relacionada ao acesso de todas as pessoas à inspeção, que em muitos casos justificavam o não agendamento devido ao preço.

A Controlar

A Controlar é uma empresa que existe desde antes mesmo da implementação obrigatória da inspeção veicular ambiental. A empresa é a vencedora da licitação para a cidade de São Paulo, não sendo portanto nem uma empresa pública, nem uma privada com exclusividade nos serviços. No site oficial da Controlar, há um guia prático sobre como se preparar para a inspeção, além de possibilitar a consulta do centro de inspeção mais próximo de acordo com o CEP (da sua casa ou trabalho, por exemplo), entre outros.

Mais informações

Em 2012, o agendamento deveria ser feito em janeiro. Quem não o fez, deve pagar o preço da inspeção mais uma taxa de desbloqueio. A organização da inspeção leva em consideração o número final da placa, indo do 1 (um) com prazo máximo em abril até o 0 (zero), com prazo final em dezembro de 2012. Para mais detalhes, basta acessar o site da prefeitura de São Paulo (ou da prefeitura da sua cidade) ou a página oficial da Controlar. Atualmente, mais de cinqüenta países já possuem a consciência do impacto ambiental e fazem a inspeção veicular ambiental regularmente.

Fotos

Controlar Inspeção VeicularControlar Inspeção Veicular
Inspeção VeicularInspeção Veicular
Para mais informações acesse a página da ControlarPara mais informações acesse a página da Controlar

Pesquisar
Artigos Relacionados