Contraf: o que é

links patrocinados

Contraf: o que é

Como nasceu a Contraf

No ano de 2006 um grupo de trabalhadores do setor financeiro de Curitiba resolveu criar uma entidade que pudesse representar todos os trabalhadores que prestam serviços indiretos para bancos, financeiras e empresas do tipo. Até mesmo os funcionários das bolsas de valores seriam contemplados por esta nova instituição.
Em pouco tempo de fundação a Contraf já contava com o apoio de muitos trabalhadores e conseguia mobilizar a todos na luta por direitos iguais aos demais trabalhadores do setor financeiro nacional.

O que é a Contraf

Contraf: o que é Contraf

Contraf é a sigla para Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. A entidade está ligada a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e realiza diversas ações para tentar equiparar os direitos dos funcionários que prestam serviços para empresas do ramo financeiro com os direitos de quem trabalha diretamente para estas empresas.

Como é um órgão representativo de diversos trabalhadores no país, a Contraf realiza diversas assembleias entre os trabalhadores membros para discutir as melhorias possíveis para a categoria. Estima-se que mais de um milhão de trabalhadores sejam cobertos pela Contraf.

Saiba o que é Contraf

Qual o objetivo da Contraf

Ao definir o que é a Contraf fica claro seu objetivo: intermediar as conversas entre patrões e empregados indiretos do setor financeiro para que os direitos deles sejam iguais aos demais funcionários do setor. Entre os cargos que estão contemplados pela Contraf estão os funcionários da bolsa de valores, especialistas em tecnologia da informação, securitários, promotores de vendas, entre outros.

Confira o que é Contraf

O problema dos sindicatos no Brasil

O Brasil possui mais de 18 mil instituições sindicais. Isso significa que, cada vez mais, os trabalhadores são divididos em categorias, o que faz com que as diferenças de benefícios, direitos e conquistas se tornem ainda mais acentuadas. Num país que luta para diminuir as desigualdades sociais e reduzir o trabalho exploratório, este grande número de sindicatos faz com que tomemos um caminho contrário ao que queremos seguir.
Em parte, isso é culpa dos sindicalistas que não conseguem permanecer unidos. Sempre há alguma rixa entre eles e acabam se separando. Para o Brasil melhorar, é preciso que trabalhadores estejam unidos.

Contraf: o que é - saiba mais

O que a Contraf faz para defender os trabalhadores

As intermediações que a Contraf faz entre os trabalhadores e as empresas do setor financeiro ajudam a classe a obter maiores ganhos de salários, benefícios, valorização e até planos de carreira. A verdade é que estes funcionários, por não estarem diretamente empregados pelas empresas como bancos, não teriam direito aos mesmos benefícios que os funcionários diretos.

Ora, se a função deles é contribuir para o bom funcionamento da instituição, por que separá-los desta maneira? Foi com este intuito que a Contraf nasceu, para deixar as coisas mais iguais e fazer com que estes trabalhadores, antes desvalorizados, passassem a trabalhar mais felizes, mais valorizados e com benefícios e salários dignos de sua profissão. O trabalho da Contraf ainda não terminou e falta muito para que todos os objetivos da instituição sejam alcançados. Mas o caminho tomado é o correto e com paciência tudo será resolvido com o tempo.

Pesquisar
Artigos Relacionados