Consulta Processo SP

links patrocinados

Consulta Processo SP

Consulta Processo SP

Muitas pessoas não fazem ideia do quanto a tecnologia influencia e está presente nas relações sociais, como é o caso da consulta de processo em São Paulo, uma vez que os cidadãos podem acessar a um processo de maneira muito mais fácil do que há tempo atrás. Isso porque no Tribunal de Justiça de São Paulo foi implantado um sistema de informatização de suas operações e os arquivos passaram a ser também digitalizados. A área judicial brasileira, aliás, é um dos setores que mais está sofrendo esses processos de mudanças que visam melhorar e agilizar os serviços prestados à população, por isso mais estados da federação aderiram a essa proposta.

Agilidade e praticidade

Consulta de processos em SP

Anteriormente os processos representavam além de um trâmite judicial, apenas um amontoado de papéis mal acondicionados, com desgaste pelo tempo, com dependência de acesso in loco e muitas vezes com falta de espaço para tantos arquivos. Com a digitalização desses arquivos a consulta ao processo em São Paulo ficou muito mais acessível e dinâmica. Ao fazer a consulta de processo em São Paulo o cidadão pode tomar consciência do que está acontecendo em cada caso através do site do Tribunal de Justiça sem precisar para isso percorrer longas distâncias, o que envolve dispêndio de tempo e dinheiro.

Consulta de Processo SP – funcionamento

Para realizar a consulta de processo em São Paulo ainda existem algumas restrições, apenas processos que se encontram em primeira instância e segunda instância podem ser analisados, isso porque no Poder Judiciário a nível estadual e federal não foram integralmente interligados, o que não possibilita um serviço completo. Contudo a consulta de processos em São Paulo já funciona de forma efetiva em alguns casos.

Consulta processo na internet

Consulta de Processo SP – como fazer

Para fazer a consulta do processo em São Paulo você deverá acessar a página na internet do Tribunal de Justiça de São Paulo, clicar no ícone consulta de processos, escolher entre processos de primeira instância ou processos de segunda instância e informar a sessão em que se encontra e o número do processo o qual deseja informações. Se não estiver encontrando o que precisa poderá clicar no ícone do próprio site do Tribunal de Justiça que explica como encontrar o processo. Nesse setor terá explicações de como obter o número referente ao processo e deque forma entendê-lo, assim como mais passos para conseguir obter a informação que deseja.

Sistema de informática do CNJ

Processos de Sao Paulo

O Conselho Nacional da Justiça conjuntamente com tribunais do Judiciário lançou o projeto “Processo Judicial Eletrônico”, um sistema de informática que permite agilizar o modo de consulta de processos em todo o território nacional. O PJe foi lançado pelo então ministro presidente do Conselho Nacional de Justiça, Cezar Peluso. Esse sistema envolve a tecnologia de desenvolvimento de um software especial para atuar no sistema. A ideia principal lançado pelo Conselho Nacional de Justiça é a de permitir o acompanhamente eletrônico dos processos em tribunais e por magistrados de todo o Brasil. Com essa ideia a consulta de processos em São Paulo se torna possível e um exemplo para mais cidades e estados brasileiros.

Processos na internet Tipos de Processos

Pesquisar
Artigos Relacionados