Consulta PIS PASEP 2011

links patrocinados

Consulta PIS PASEP 2011

O benefício do PIS/PASEP pode ser consultado pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. Na página do banco, clique na opção ’serviços on-line’ que fica no menu do lado direito. Para consultar, é preciso fornecer o número do PIS/PASEP e a senha do cartão. No caso de não possuir a senha, procure uma agência da Caixa para obtê-la.

PIS é a sigla de Programa de Integração Social, destinado a trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Ambos são benefícios concedidos aos trabalhadores na forma de abono salarial.

Para receber o benefício é preciso estar cadastrado no sistema PIS e cabe ao empregador do setor privado fazer isso, no ato da admissão, caso o trabalhador ainda não esteja cadastrado.

O cadastramento pode ser feito em qualquer agência da Caixa, a partir da entrega de duas vias preenchidas do formulário DCT (Documento de Cadastramento do Trabalhador). O formulário pode ser adquirido em papelarias. Uma vez cadastrado, um cartão com o número do PIS é emitido pela Caixa e deve ser entregue pelo empregador ao trabalhador.

Consulta PIS 2011

O saque do abono salarial é disponibilizado entre 11 de agosto e 22 de novembro, dependendo da data de nascimento do trabalhador. O benefício pode ser sacado até 29 de junho de 2012. Para saber a partir de quando você pode sacar seu abono, confira a tabela completa presente no site da Caixa, ou dirija-se a alguma agência.

Segundo o Ministério do Trabalho, os trabalhadores empregados por, no mínimo, 30 dias, com vínculo empregatício em 2009, podem estar na lista de beneficiados. Para receber o dinheiro, é preciso estar inscrito há pelo menos cinco anos no programa e ter sido informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais de 2009.

O abono é referente ao exercício 2010/2011 e pode chegar a dois salários mínimos. De acordo com os dados do Ministério, 18,5 milhões de trabalhadores podem receber o benefício. A previsão é de que sejam pagos R$ 9,642 bilhões.

Outras funções

O PIS/PASEP é, essencialmente, um programa de transferência de renda, visando a melhor distribuição dos recursos brasileiros. Além de fornecer o abono salarial ao trabalhador que se enquadre em seus requisitos, o PIS/PASEP também é o fundo que coordena o seguro-desemprego.

A contribuição para o PIS/PASEP gera rendimentos de 3% ao ano. Para quem se cadastrou no programa até 4 de outubro de 1988, são disponibilizadas também as cotas de participação, cujo valor leva em conta o tempo de serviço e o salário.

Para requisitar o saque das cotas, o trabalhador deve se encaixar em condições especiais, como aposentadoria, reforma militar, invalidez permanente ou ter idade igual ou superior a 70 anos. As cotas também podem ser sacadas caso o trabalhador seja diagnosticado com doenças graves, como AIDS ou câncer.

Saque

Os saques do PIS podem ser realizados nas agências da Caixa Econômica Federal. Quem tiver o Cartão Cidadão e a senha cadastrada pode sacar também nas Lotéricas, Caixas de Autoatendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos no PASEP recebem o abono pelo Banco do Brasil, onde devem apresentar documento de identificação e número de inscrição.

Pesquisar