Consulta NIT

links patrocinados

Consulta NIT

Consulta NIT

Saiba o que é e como realizar a consulta do Número Individual do Trabalhador

Contribuintes individuais como empresários e trabalhadores autônomos, empregados domésticos e segurados especiais, necessitam da inscrição perante ao Ministério da Previdência Social para o recolhimento de benefícios e contribuições por ano trabalhado. Porém, antes de saber como o empregador pode realizar uma consulta NIT, vamos entender o que é o número.

Entenda o que é o NIT

O Número Individual do Trabalhador (NIT) pode ser solicitado por meio do site do INSS (no endereço www.previdencia.gov.br) ou na Central de Atendimento, 135. Vale ressaltar que para os cidadãos que possuem qualquer tipo de inscrição com na Previdência Social, como por exemplo o Programa de Integração Social (PIS) – recebido por todo trabalhador com registro na Carteira de Trabalho -, não precisa realizar o cadastro do NIT.

O cadastro é bem simples e rápido de fazer. Com a tecnologia atual disponível, o usuário pode realizar todo o procedimento sozinho e, caso necessite de ajuda, pode consultar a central de atendimento. O contribuinte precisa apenas inserir seus dados gerais, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, grau de instrução, RG, CPF, Carteira de Trabalho, título de eleitor, certidão de nascimento, registro civil, endereço residencial, telefone, entre outros.

Vale ressaltar que após a inscrição estar confirmada, o usuário só poderá alterar os dados através das agências da Previdência Social. Por isso, atenção na hora do preenchimento do formulário. O NIT é gerado na mesma hora pelo portal após a conclusão do cadastro. Assim, o cidadão já pode consultar suas contribuições ou solicitar seus benefícios à Previdência Social.

Saiba quais são as vantagens do cadastro

Após estar devidamente registrado no Ministério da Previdência Social, o contribuinte individual, os empregados domésticos e os segurados especiais, podem contribuir mensalmente para ter direito aos benefícios do Governo. Os benefícios são: aposentadoria, auxílios, pensão e salário maternidade. Para cada um deles, são feitas exigências ou condições que devem ser seguidas para que o cidadão receba o seu direito.

No caso das aposentadorias, o contribuinte individual pode solicitar o benefício pela idade, por tempo de contribuição ou por invalidez. A aposentadoria é paga durante toda a vida do cidadão. Em relação a pensão, podem solicitar este serviço os dependentes de contribuintes que sofreram óbito. Não existe um mínimo de contribuição. O cônjuge recebe o valor durante toda a sua vida e os filhos somente até atingirem a maioridade.

Como consultar?

Para consultar o NIT pela internet, o usuário só precisa acessar o site do Dataprev, setor responsável pelas informações e consulta da Previdência Social. Já no portal, clique no item inscrição para ser redirecionado para outra tela. O usuário verá a página do Portal do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, no qual estarão disponíveis as opções de inscrição, atualização e consulta.

Para a segurança do acesso, é necessário o uso de uma senha pessoal e intransferível. Para solicitar a senha, o contribuinte deve se dirigir a uma agência da Previdência Social e retirar o número usado para acessar sua conta pela internet. A consulta do NIT também pode ser feita pela central de atendimento por meio do telefone 135. Para isso, é necessário ter sua documentação em mãos para maior segurança do sistema.

Para o esclarecimento de qualquer dúvida, acesse o site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou entre em contato com a central de atendimento do Ministério, discando o número 135.

Pesquisar
Artigos Relacionados