Consulta de Processos online

links patrocinados

Consulta de Processos online

Consulta de Processos online

Para profissões que dependem muito de documentos e comprovantes, como é o caso de advogados, juízes, promotores, contadores, professores, entre outros, o uso de papel impresso é quase que fundamental – ou era, até uns cinco anos atrás. Atualmente, as tecnologias vem inovando não apenas no sentido de facilitar através da rapidez que conseguimos as informações, mas também na forma como as aplicamos.

O uso de aplicativos eletrônicos em geral evitou o gasto de papel até algum ponto, como a diminuição de rascunhos ou a entrega de cópias para todas as pessoas envolvidas. Entretanto, o papel ainda é desperdiçado pela maioria da população, não importando sua renda – aqui falamos da ausência de informação sobre todo o processo da celulose e a fabricação do papel. Muitas pessoas acreditam que, por ser algo que a qualquer momento podemos conseguir ao plantar uma árvore, não é necessário economizar.

Por esse motivo, a implantação de sites com consultas sobre processos no formato digital é tão importante. Mas esse sistema também tem outros benefícios, como o fato de poder avaliar a evolução de um caso – que pode ser visto mais rapidamente. Durante anos, a demora de resolução de um processo utilizava justificativas como análise lenta, falta de pessoal, perda de material, burocracias em geral que deixavam a justiça com fama de lenta e os trabalhadores com estereótipo da má vontade. Os sistemas digitais tentam evitar alguns desses problemas, além é claro de não mais possuir limitações geográficas ou de transporte de papéis. Bastando ter o número do processo, é possível fazer a consulta – isso também contribui como forma de estudo e referência para casos futuros.

Mais informações

Atualmente, são várias as áreas do direito que utilizam esse sistema de consulta, incluindo: Tribunais de Contas, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais do Trabalho, Tribunal da Justiça Federal, Conselho da Justiça Federal, Vagas de Justiça Federal, Tribunal de Justiça Militar, Tribunal de Justiça de todos os estados do Brasil, além dos Tribunais Superiores de Justiça, como o Federal, Militar, de Justiça, do Trabalho e o Eleitoral.

O acompanhamento processual pode ser feito através do número do protocolo, número na origem, partes de advogados, número único ou número do órgão em questão, mas pode variar de acordo com o site e o tipo de processo e como ele é cadastrado (código de identificação). O fato de você não precisar ser advogado para fazer a consulta também é um bônus, visto que qualquer pessoa pode analisar os novos acontecimentos relacionados ao caso. É uma forma de demonstrar transparência com todo o processo e sua evolução, dando mais crédito a justiça como um todo e também uma forma amigável de demonstrar que os dois lados envolvidos concordam sobre a relevância da questão, embora discordem em como ela deve ser tratada – para tanto existem os argumentos de cada um.

Prefeituras, Secretarias Administrativas, Juntas Comerciais e várias outras instituições também contam com esse tipo de sistema para facilitar a consulta e o acompanhamento de funcionamento desses órgãos, incluindo no sentido de prazo temporal adequado com a questão.

Fotos

Consulta de processos onlineConsulta de processos online
Processos onlineProcessos online
É possível consultar processos pela internetÉ possível consultar processos pela internet

Pesquisar
Artigos Relacionados