Consulta CPF online

links patrocinados

Consulta CPF Online

Documento indispensável para todos os brasileiros, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) é exigido em diversas transações e operações do seu dia-a-dia. Desde abrir uma conta de uma loja até participar de um concurso, para diversas situações é necessário apresentar o seu documento.

Cada contribuinte possui um CPF, que, ao ser emitido, gera um número de onze algarismos. Este número é único para cada contribuinte e não muda, mesmo no caso de perda do cartão.

Há casos em que o documento pode ser cancelado, como por exemplo, quando ele não apresenta a declaração de Imposto de Renda por dois anos consecutivos ou, quando é apresentada a Declaração Final de Espólio, ou por vício/fraude, em que constará a situação “nulo”.

Consulta de CPF

Se você quer saber como está a sua situação, acesse o site da Receita Federal. Trata-se do órgão responsável por controlar o cadastro dos brasileiros nesse âmbito. Basta você colocar o número do seu CPF e digitar o código que aparece no link “Consulta de CPF”.

Assim que você insere os dados, tudo o que você precisa saber aparecerá na tela do computador. Se a sua situação está regular, é o que vai ser demonstrado na sua página do Ministério da Fazenda.

No Serasa

No Serasa você também descobre se existem dívidas pendentes do seu nome ou outros problemas que podem te causar dor de cabeça depois. Informe-se através da internet qual deve ser o procedimento para solicitar os seus dados.

Recentemente foi inventado um documento eletrônico em forma de certificado digital, que garante a autenticidade e a integridade na comunicação entre as pessoas físicas e a Receita Federal (SRF). Funciona exatamente como uma versão digital do CPF, sendo vinculado a ele. Mais informações podem ser pesquisas no próprio site da Receita.

Consulta Receita Federal CPF

Consulta Receita Federal CPF

Sobre a Consulta Receita Federal CPF

O Cadastro de Pessoas Físicas, mais conhecido como CPF, é um documento que todas as pessoas maiores de 18 anos precisam ter. Através dos dados fornecidos pelos contribuintes que possuem um CPF, a Receita Federal brasileira armazena dados de ordem financeira.

Pessoas maiores de 18 anos são obrigadas a fazer o seu cadastro de CPF. Para pessoas menores de 18 anos, o cadastro é voluntário. Para fazer o seu CPF, é só ir até uma das agências dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, preencher o formulário e pagar a taxa de R$5,70. Além disso, é preciso levar os seguintes documentos originais: título de eleitor e documento de identificação.

Consultando o número do seu CPF na internet

O número do seu CPF já está disponível na internet em até 48 horas depois da sua inscrição. Para consultar o número do seu documento, é só ir até o site da Receita Federal na internet e procurar pelo link “Consulta andamento do CPF”.

Na consulta cpf, caso algum dado do seu CPF esteja incorreto, é possível realizar a correção gratuitamente em até 90 dias depois da solicitação do documento. Para isso, é só retornar no mesmo local onde você entrou com o pedido de cadastro.

Situação Cadastral dos usuários do CPF

Na internet também é possível consultar a situação cadastral dos usuários. Para isso, é só entrar na página da Receita Federal na internet, procurar pelo link “Cidadão – CPF – Cadastro de Pessoas Físicas” e em seguida clicar no link “Situação Cadastral”.

Quem está com a sua situação cadastral apontando como “pendente” ou “suspensa” precisa regularizar a sua vida com a Receita Federal. Isso acontece quando, por exemplo, a pessoa era obrigada a declarar o Imposto de Renda e deixou de fazer a sua declaração.

Para alterar os seus dados junto a Receita Federal, é só ir em até um dos pontos que fazem a solicitação de CPF e pedir para realizar alteração de dados. Para isso também é preciso pagar a taxa de R$5,70.

Pesquisar
Artigos Relacionados