Compras no Paraguai
Cidades de fronteira
Uma das cidades mais visitadas por brasileiros que procuram preços baixos para compras é Ciudad del Este, que faz fronteira com o Brasil por Foz do Iguaçu. A cidade é a terceira maior zona franca de comércio do mundo, perdendo apenas para Miami e Hong Kong. O fluxo de turistas que passam por dia pela Ponte da Amizade – que une Paraguai e Brasil – é enorme e vem aumento consideravelmente nos últimos anos. Os comerciantes paraguaios hoje estão procurando oferecer mais que preços baixos, como conforto e bem estar, visando um público mais exigente que tem chegado ao país.
Dicas de compras no Paraguai
É preciso ter cuidado com o que se compra no Paraguai. Algumas dicas ajudam o turista a evitar dores de cabeça desnecessárias. Primeiro: sempre peça para testar os produtos eletrônicos. Muitas lojas possuem áreas especiais para isso. Segundo: Desconfie de preços baixos demais, até mesmo para a cidade. Alguns dos produtos vendidos no Paraguai são falsificados.
Terceiro: Nunca compre perfume na rua, todos são falsificados e de péssima qualidade. Quarto: Peça informações com pessoas qualificadas, antes mesmo de sair do Brasil. Procure saber quais são as lojas mais confiáveis. Quinto: Verifique a data de validade dos produtos. Sexto: compre apenas produtos com preços marcados. Não deixe que o preço seja estipulado na hora da compra. Sétimo: Caso vá realizar o pagamento com cartão de crédito, não deixe que ele saia de sua vista, evitando fraudes. Oitavo: evite andar com excessos na bolsa, leve apenas aquilo que vai usar. Não leve dinheiro em excesso, mas apenas o que pretende gastar. Nono: tome cuidado com os vendedores de rua. Muitos deles perseguem o turista para forçar uma venda. Décimo: caso seja possível, vá sempre com um guia confiável. Alguns hotéis oferecem o serviço de guias de turismo.
Cotas para compras no Paraguai
Todo turista tem uma cota de isenção de impostos para produtos comprados no país. O valor para brasileiros é de 300,00 dólares. Caso o valor ultrapasse esta máximo será necessário o pagamento de um imposto. O viajante pode utilizar esta cota uma vez a cada 30 dias. Os produtos que não entram na cota são: roupas, maquiagens, perfumes, produtos de higiene ou calçados, sendo para uso próprio em quantidades compatíveis com a realidade da pessoa. Não é permitido ao turista a compra para fins comerciais, ou seja, o transportes de produtos em quantidade para venda. Por isso cuidado com o excesso de compras.
Fiscalização
Ao realizar compras no Paraguai é preciso fazer a Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA). Ela é feita na aduana e evita transtornos futuros. É preciso ficar atento para os documentos obrigatórios para entrada no país. A carteira de identidade (RG) original ou passaporte são solicitados na aduana. Não são aceitas cópias autenticadas, carteira de motorista ou qualquer outro documento que não sejam os citados. Com os cuidados necessários sua compra será tranquila e você conseguirá trazer apenas boas recordações de sua viagem. Podendo voltar sempre que quiser.