Como vender artesanato na internet
Como vender artesanato na internet
Há séculos, os artesanatos são a fonte de renda de muitas famílias em todo o planeta. Nas últimas décadas, entretanto, esta atividade tem se transformado de maneira considerável. Hoje em dia, é possível aliar a tradicional atividade do artesanato com a modernidade e facilidade que a internet nos traz. Através da venda de artesanato pela internet, os profissionais deste setor podem encontrar um público muito mais amplo, aumentando consideravelmente suas receitas. Se você é artesão e quer começar a venda virtual de seus produtos, fique atento a algumas dicas sobre como vender artesanato pela internet.
Formas simples de vender artesanato pela internet
Muitos vendedores virtuais criam grandes lojas online. Isso é muito importante para quem já está consolidado no mercado online, pois traz maior credibilidade aos produtos e alcança um número maior de potenciais compradores. Contudo, manter uma loja virtual também traz alguns custos. Se você ainda está começando, o ideal é utilizar alguns serviços mais simples, como o Mercado Livre. O cadastro no site é completamente gratuito, e você terá diversas opções de recebimento, como cartão de crédito, boleto bancário e depósito em conta. Outras opções similares são o site de classificados Que Barato! e o Elo 7.
A criação de uma loja virtual para vender artesanato pela internet
Caso você já tenha experiência em algum dos sites mencionados acima, e tenha chegado à fase de deixar seu negócio mais profissional, é a hora de criar uma loja virtual para vender seus artesanatos pela internet. No Brasil, existem diversos serviços de hospedagem que também oferecem a opção de se criar uma loja virtual.
Neste segmento, o Uol Host é um dos principais servidores do Brasil. Através do pagamento de uma mensalidade, você poderá utilizar uma loja virtual completa, com layouts prontos para o site. Os servidores Dot Store e Locaweb também possuem serviços de loja virtual bem eficientes e fáceis de utilizar.
Blogs e redes sociais
Outras alternativas interessantes são os blogs e redes sociais, que devem servir como um complemento para sua loja virtual de artesanatos. No caso do blog, o principal objetivo não é colocar os produtos à venda, mas escrever sobre eles. É possível, por exemplo, fazer postagens sobre o processo de criação e produção das peças. As redes sociais também são poderosas aliadas para a divulgação de novidades. Para ganhar um maior número de fãs, é possível oferecer promoções periódicas para quem curte a página na rede social.
Outras dicas
A internet conquista pelos olhos. Portanto, além de um layout agradável, é extremamente recomendável que seus produtos sejam mostrados em fotos de boa qualidade. Neste caso, talvez valha a pena investir em uma boa câmera fotográfica. Nas compras virtuais, as fotos são o único meio de se divulgar o produto. Quando você estiver começando sua loja virtual, é interessante oferecer algumas promoções, até mesmo vendendo os produtos a preço de custo no início. Indiretamente, esta prática poderá trazer muitos lucros no futuro, pois tornará sua marca mais conhecida entre os potenciais consumidores.