Como utilizar cominho

links patrocinados

Como utilizar cominho

O cominho é um dos temperos mais tradicionais do mundo. Sua utilização culinária remonta ao período dos povos celtas, além de árabes e romanos. Atualmente, em países como a Turquia, o cominho também é utilizado para a fabricação de licores. Seu sabor é muito peculiar, funcionando como um intermediário entre o anis e a pimenta. Seu sabor exótico tem ampla utilização em culinárias como a indiana e a mexicana, além de países do Oriente Médio e da África do Norte.

Utilização do cominho

Como utilizar cominho Saiba Como utilizar cominho

Cominho, apesar de seu gosto exótico, é bem versátil na utilização culinária. Em locais como a Suíça e a Holanda, o tempero é muito usado na fabricação de queijos. Alemães e franceses o utilizam como produto aromático para vários pratos, dentre eles conservas, embutidos, pães, carne de porco e bolos. Na África, também é muito comum sua utilização com pratos que têm vegetais como base.

Dentre os pratos que funcionam muito bem com o cominho também podemos citar hambúrguer, carne cozida, ensopados e aves.

Confira Como utilizar cominho

Como utilizar o tempero

É importante ressaltar que o cominho é um produto forte. Portanto, diferente de outros temperos, que são utilizados apenas quando o prato já está quase pronto, o cominho funciona melhor em alimentos que precisam de bastante tempo para cozinhar. Ainda assim, seu uso deve ser bem moderado. Em carnes, por exemplo, o excesso de cominho pode dominar completamente o sabor do prato.

É possível utilizar cominho em sementes ou moído. O tempero fica bem marcado em pratos que têm ingredientes como ovos, queijos e legumes. Neste caso, portanto, é ideal utilizar menores quantidades. Em pães e caldos, o tempero pode ajudar a realçar o sabor. Nestes casos, é até possível utilizar quantidades um pouco maiores, mas sempre moderadas.

Como utilizar cominho - saiba mais

Pratos brasileiros

No Brasil, o cominho está longe de ser uma unanimidade. Devido às diferenças de paladar, é comum que o tempero faça muito mais sucesso na região Nordeste. Alguns especialistas, como a chef Ina de Abreu, já relataram casos de pratos que foram devolvidos em restaurantes de São Paulo, porque os clientes não gostaram do cominho.

No nordeste, a aceitação é completamente diferente. O cominho faz parte da culinária cotidiana, sendo inclusive encontrado em supermercados como tempero pronto, misturado com pimenta do reino. Na região, utiliza-se o tempero para os mais diversos pratos, como guisados, feijão, moquecas, assados e muitos outros. No caso do feijão, o uso do cominho pode deixar o prato bem parecido com o chili mexicano.

Conheça Como utilizar cominho

Benefícios

Além de ser um tempero delicioso, quando utilizado nas proporções corretas, o cominho também é um tempero bem saudável, principalmente quando são utilizadas as sementes inteiras. Dentre os benefícios oferecidos pelo cominho estão a maior absorção de nutrientes e o tratamento a transtornos digestivos. Em alguns lugares, é comum fazer chá de cominho, que pode ajudar quem tem problemas respiratórios, como bronquite e asma. O cominho também é rico em ferro, sendo recomendado para quem tem anemia. Os benefícios da semente chegam também à pele e aos cabelos, devido à presença de vitamina E.

Pesquisar